ūü•á Voc√™ conhece o √īmega 3? Saiba tudo aqui! ūü§Ē

Ol√° meninas! Hoje vou falar sobre um assunto bem bacana que vai ajudar a manter a sua sa√ļde.

Você sabia que algumas gorduras são essenciais para que nosso organismo funcione de forma adequada? Essas gorduras específicas fornecem ao organismo os elementos que ele precisa para executar tarefas complexas. Algumas delas nosso corpo produz por conta própria.

No entanto, algumas delas s√≥ s√£o obtidas quando consumimos determinados alimentos. Esse √© o caso do √īmega 3. Considerado uma ‚Äúgordura boa‚ÄĚ, o √īmega 3 s√≥ √© obtido com a ingest√£o, por exemplo, de peixes de √°guas profundas.

Al√©m de ser essencial para o bom funcionamento do corpo, o √īmega 3 tamb√©m protege o corpo de doen√ßas e inflama√ß√Ķes. Al√©m, tamb√©m, de limpar estruturas importantes, como as veias e as art√©rias.

Tenho certeza que voc√™ j√° deve ter ouvido falar no √īmega 3. Mas ser√° que voc√™ conhece todos os benef√≠cios que ele traz √† sua sa√ļde? Esse post √© para voc√™, minha amiga, que j√° ouviu falar, mas n√£o conhece todos os benef√≠cios do √īmega 3.

Pesquisei muito sobre o assunto e trouxe para voc√™ diversas informa√ß√Ķes. Depois de ler, tenho certeza que voc√™ vai fazer quest√£o de incluir o √īmega 3 na sua rotina.

O que √© √īmega 3?

O √īmega 3 √© uma gordura poli-insaturada, que quando ingerida traz in√ļmeros benef√≠cios ao nosso corpo. Ele faz parte do grupo dos √°cidos graxos e se divide em tr√™s tipos diferentes: o ALA (√°cido alfa-linol√™nico), o EPA (√°cido eicosapentaenoico) e o DHA (√°cido docosa-hexaenoico).

Para que serve o √īmega 3?

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Como eu disse anteriormente, o √īmega 3 √© essencial para manter o bom funcionamento do seu corpo. Para voc√™ ter ideia da import√Ęncia desse componente, ele √© imprescind√≠vel para ajudar no trabalho dos receptores, que est√£o na parte externa das c√©lulas.

O √°cido graxo que √© o √īmega 3 ajuda a produzir horm√īnios respons√°veis pelo controle da contra√ß√£o e do relaxamento das paredes das art√©rias. Al√©m disso, esses horm√īnios est√£o relacionados tamb√©m a quest√Ķes ligadas ao metabolismo, coagula√ß√£o e processos inflamat√≥rios.

Quais os benef√≠cios do √īmega 3?

Quando as pessoas pensam em √īmega 3, a primeira coisa que vem √† mente √© a sua capacidade de proteger o cora√ß√£o de infartos, controlando o n√≠vel de colesterol no sangue e ajudando a dissolver as placas de gordura das art√©rias.

Mas, além disso, você sabia que essa gordura poli-insaturada tem muitos outros benefícios que nem todos conhecem? Separei vários benefícios para que você conheça, olha só:

Ajuda a perder peso

  • Um benef√≠cio bastante desconhecido do √īmega 3 √© a sua capacidade de auxiliar na perda de peso. Isso ocorre porque esse √°cido graxo ajuda a combater processos inflamat√≥rios, e esses eventos acabam desequilibrando o controle da fome e da saciedade.
  • Al√©m disso, esses processos inflamat√≥rios podem, ainda, fazer com que seu corpo se torne mais resistente √† insulina. Isso acaba criando novos dep√≥sitos de gordura no corpo, devido ao excesso de a√ß√ļcar no sangue, al√©m de favorecer a reten√ß√£o de l√≠quidos.
  • Quando a pessoa consome muitos alimentos ricos em √īmega 3, ou utiliza suplementos ricos nesse composto, ela ajuda a manter esses processos inflamat√≥rios sob controle, fazendo com que o corpo funcione muito melhor.
  • Essas gorduras boas s√£o digeridas de forma lenta pelo corpo, o que d√° uma sensa√ß√£o de saciedade muito maior.

Controle da diabetes

  • Consumir √īmega 3 regularmente tamb√©m ajuda a manter equilibrados os n√≠veis de glicose no organismo, visto que esse composto reduz a quantidade de insulina que √© liberada no organismo, o que faz com que o a√ß√ļcar existente no organismo seja reduzido.
  • Essa quantidade tamb√©m se torna menor quando a pessoa est√° em jejum. Isso evita os picos glic√™micos que podem dar mais fome ou ent√£o desestabilizar a taxa de glicemia de quem tem diabetes.

Acelera o metabolismo

  • Essas gorduras boas que comp√Ķem o √īmega 3 estimulam a queima de gordura, pois deixam o metabolismo mais acelerado. Al√©m disso, fazem com que o corpo use mais energia para realizar os seus processos essenciais.

Previne o surgimento do c√Ęncer

  • Os √°cidos graxos que est√£o presentes no √īmega 3 previnem o aparecimento de certos tipos de c√Ęncer, como o de mama, de pr√≥stata e de intestino. Essa gordura boa pode, inclusive, impedir que a doen√ßa (no caso de j√° ter se instalado) evolua para um quadro de met√°stase e acabe atingindo outras partes do corpo.

Possui ação anti-inflamatória

  • O √īmega 3 ajuda tamb√©m a impedir o surgimento de diversos processos inflamat√≥rios, como os que surgem nas articula√ß√Ķes e causam problemas como a artrite reumatoide. Al√©m disso, tamb√©m previne outras doen√ßas, como o l√ļpus, a psor√≠ase e a doen√ßa de Crohn, que √© caracterizada por um processo inflamat√≥rio do intestino.

Evita a depress√£o

  • O √īmega 3 tamb√©m √© muito eficiente no combate √† depress√£o, gra√ßas a a√ß√£o de √°cidos graxos que mant√©m est√°veis os n√≠veis da dopamina. Al√©m disso, estimula o crescimento dos neur√īnios no c√≥rtex frontal e melhora o fluxo de sangue no c√©rebro.
  • ¬†O consumo regular de √īmega 3 tamb√©m potencializa o efeito dos ansiol√≠ticos e antidepressivos tradicionais, melhorando at√© mesmo os sintomas do transtorno bipolar.

Melhora a função cognitiva

  • O consumo regular de √īmega 3 melhora a fun√ß√£o cognitiva, pois mant√©m o funcionamento do c√©rebro a pleno vapor. Al√©m disso, previne, tamb√©m, o risco de desenvolver doen√ßas degenerativas, tais como o mal de Parkinson, a doen√ßa de Alzheimer, e a esclerose m√ļltipla. Tamb√©m atua na preven√ß√£o do surgimento de dificuldades de aprendizagem.

Regula a press√£o arterial

  • Limpando as art√©rias das placas de gordura, o √īmega 3 ajuda a prevenir o risco de hipertens√£o arterial. Isso ocorre porque ele afasta completamente o excesso de press√£o sobre veias e art√©rias.

Protege a retina

  • Finalmente, o √īmega 3 √© excelente tamb√©m para a sa√ļde dos olhos. Seus compostos protegem a retina e tamb√©m previnem doen√ßas e les√Ķes que levariam √† perda da vis√£o.

Como obter o √īmega 3?

O √īmega 3 √© uma das gorduras boas que n√£o pode ser produzida por nosso corpo. Para conseguir essa subst√Ęncia, voc√™ deve ingerir certos alimentos que cont√©m quantidades suficientes desse composto.

O √īmega 3 pode ser obtido nos peixes de √°gua fria (arenque, sardinha, salm√£o, atum, bacalhau, linguado e pescadinha). Tamb√©m nas oleaginosas (nozes, pistache, avel√£s e am√™ndoas), arroz selvagem, √≥leo de canola, semente de chia, linha√ßa, couve e camar√£o.

Al√©m dos alimentos, existem outras op√ß√Ķes para quem n√£o consegue ter uma alimenta√ß√£o rica dessa forma. Justamente para esse p√ļblico foi criado o suplemento de √īmega 3. As c√°psulas cont√©m a quantidade ideal de √īmega 3 que o corpo precisa e devem ser ingeridas todos os dias, seguindo a prescri√ß√£o do seu m√©dico.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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