Olá meninas! Vou falar sobre o processo de vasectomia no post de hoje. A vasectomia é tida como um procedimento cirúrgico no qual os homens são submetidos a um processo de esterilização e, de uma forma mais simplificada, pode ser comparada à ligadura de trompas no caso das mulheres.
Um procedimento delicado
A Vasectomia é considerada um procedimento extremamente delicado para os homens. Justamente por esse motivo, é sempre um assunto permeado por muitas dúvidas que por isso é sempre cercado por muitas dúvidas, como por exemplo:
- O que é a Vasectomia?
- É um procedimento reversível?
- Existe a possibilidade de fazer pelo SUS ?
Portanto se você quer saber mais sobre este assunto, é só continuar lendo este artigo até o final. Tenho certeza que vai ser de grande ajuda, afinal, conhecimento nunca é demais, não é? Lendo até o final você vai sanar todas essas dúvidas e saber tudo acerca desse procedimento.
Opção para quem não tem condições financeiras
Existe ainda uma opção para os homens que não tem condições financeiras de fazer o procedimento de Vasectomia, seja através de um plano de saúde ou de maneira particular. Nesses casos, é permitido realizar essa cirurgia sm pagar nada por ela pelo SUS. A pessoa deve seguir algumas exigências. São elas:
- A questão da idade, que deve ser superior a 25 anos;
- Ter, ao menos, dois filhos.
Se o indivíduo preencher esses requisitos, pode então realizar um agendamento para que a cirurgia de vasectomia seja feita.
Aos interessados nessa cirurgia
Para os homens que tem interesse em realizar a cirurgia de Vasectomia pelo SUS, existem alguns passos a serem seguidos. Primeiramente ele deverá se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência. Lá ele irá explicar a sua situação e. Caso ele se enquadre no perfil, será feito o agendamento da cirurgia.
Também é necessário que o candidato preencha um pequeno questionário e, depois aguardar o prazo de no mínimo 60 dias. Esse prazo foi estipulado para que ele e a família tenham tempo hábil de pensar sobre a realização desta cirurgia e se é realmente o que desejam.
Caso a decisão seja positiva:
Se a decisão para realizar a Vasectomia for positiva, após esse prazo de 60 dias, ele deverá ser encaminhado para um hospital público. Nesse mesmo hospital será fornecida uma data para que a cirurgia possa ser realizada. Aliás, esse procedimento funciona em 99% dos casos e é extremamente raro o surgimento de quaisquer complicações após este procedimento cirúrgico.
Como é feita a Vasectomia?
O procedimento da Vasectomia é feito nos homens que produzem o que os profissionais de saúde chamam de gametas, ou espermatozoides. Eles são os responsáveis pelo processo de fecundação do óvulo nas mulheres, durante o ato sexual. Os espermatozoides ficam alojados nos testículos e, mais notadamente, dentro de túbulos seminíferos, onde são produzidos.
Os espermatozoides, quando são formados por completo, continuam o seu trajeto dentro do organismo e vão para uma região chamada de epidídimo. Essa região é uma espécie de duto pela qual os espermatozoides passam e é a partir desse momento que eles ganham mobilidade.
A cirurgia de Vasectomia consiste em um corte em cada um dos canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Feito isso, os espermatozoides produzidos nos testículos não chegarão ao líquido seminal.
No processo de ejaculação
Quando ocorre o processo de ejaculação, esses mesmos dutos se tornam responsáveis por direcionar todos os gametas masculinos até que eles alcancem a região da uretra. É importante entender como funciona o processo de ejaculação, pois, somente depois disso é que se pode compreender como é feita a vasectomia.
Em suma:
Depois de tudo o que eu disse acima, é possível entender, de forma resumida, como a Vasectomia age. Afinal, ela nada mais é do que uma incisão em cada um desses dutos. Eles são envolvidos durante o procedimento e o que restar deles pode ser cauterizado ou até mesmo amarrado cirurgicamente. Isso garantirá que não ocorra o processo de recanalização.
Depois que a cirurgia é realizada, os espermatozoides deixam de fazer parte da integração com o sêmen. Todo o processo de vasectomia tem uma duração de aproximadamente 20 minutos, e é bastante simples. Não é necessário nem mesmo que o paciente permaneça no hospital, ganhando alta no mesmo dia, geralmente. Na cirurgia é usada a anestesia local e, logo após o término da cirurgia e o término dos efeitos da anestesia, o homem já pode voltar para casa sem nenhum tipo de problema.
Após essa cirurgia
Depois que é feita a vasectomia, a pessoa já tem uma garantia de que não há mais riscos de uma gravidez. No entanto, nos primeiros dois meses, o homem deverá usar sempre algum método contraceptivo. Isso é porque ainda pode existir a possibilidade de existirem espermatozoides. Passado esse tempo, não existe mais nenhum risco.
Vale lembrar que essa cirurgia não interfere no volume do sêmen, tampouco na libido ou na ereção.
É uma cirurgia reversível?
Antes de tentar uma reversão da cirurgia, é extremamente importante que o casal converse e chegue a um acordo. Isso porque, mesmo existindo a possibilidade de reversão (que é chamada de cirurgia vaso-vasectomia ou vasoanastomose), é um procedimento bastante delicado e bem caro.
Isso sem contar que o resultado de algumas dessas reversões não é totalmente eficaz e considerado bem baixo. Justamente por isso é que é necessário pensar muito antes de tomar a decisão de fazer a Vasectomia.
Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:
O principal objetivo da cirurgia de Vasectomia
Todo o procedimento da cirurgia de Vasectomia funciona sempre baseada nos órgãos que fazem parte da genitália masculina e o seu principal objetivo é evitar que o espermatozoide fecunde o óvulo. Vale lembrar que as pílulas anticoncepcionais femininas podem causar diversas alterações nas mulheres. Se o homem é casado há bastante tempo e não deseja mais ter nenhum filho, este procedimento é o mais indicado.
O procedimento de Vasectomia é dolorido?
Essa é geralmente uma das dúvidas que cauda mais medo nos homens que desejam realizar esse procedimento. A resposta é não. O procedimento não é dolorido. O paciente estará sob efeito de sedação ao realizar essa cirurgia e não irá sentir nenhum tipo de dor . O que pode ocorre e é bastante comum é surgir um inchaço na região dos testículos, depois de sete dias da cirurgia.
Depois que passarem 30 dias dessa cirurgia de Vasectomia, o paciente pode realizar um exame para que seja comprovado se ainda existe algum esperma no seu sêmen. Caso o resultado seja positivo, outros testes complementares deverão ser feitos para que possa ser comprovado ou não o sucesso da cirurgia.
Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais: