đŸ„‡ Psicoterapia Ajuda? Como Saber se Preciso de Terapia? đŸ€”

VocĂȘ acorda pela manhĂŁ e sente que estĂĄ cansado mesmo tendo dormido bem? Todos os dias vocĂȘ percebe que a sua mente tem estado cada vez mais agitada com coisas simples?

O seu coração tem batido cada vez mais rĂĄpido quando vocĂȘ pensa nas coisas que vocĂȘ tem que fazer? VocĂȘ passa o dia todo lembrando de um tempo bom da sua vida que nĂŁo volta mais?

VocĂȘ Ă© assim? Conhece alguĂ©m assim? Estes sĂŁo alguns sintomas de ansiedade e depressĂŁo. Sintomas de duas das doenças que mais matam pessoas no mundo anualmente.

SaĂșde mental Ă© o assunto de hoje e vocĂȘ Ă© o nosso convidado. SerĂĄ que vocĂȘ precisa de terapia?

O que Ă© Psicoterapia?

A ideia principal da psicoterapia Ă© analisar os problemas de uma pessoa Ă  medida em que eles sĂŁo apresentados e ajuda-las a se desatarem destes problemas sozinhas.

Basicamente, ela acontece quando vocĂȘ fala sobre as coisas que preocupam vocĂȘ com um profissional adequado, o psicĂłlogo. A partir deste diĂĄlogo, Ă© capaz de surgir uma compreensĂŁo mais detalhada do problema atual, suas causas e consequĂȘncias e como resolver.

Esses diålogos são fundamentadas em experimentos que o terapeuta propÔe ao o paciente afim de validar o que eles aprenderam a ponto de gerar uma mudança no mundo real do paciente, fora da terapia.

AlĂ©m disso, a medida em que o processo da terapia avança, o terapeuta informa a cada passo se vocĂȘ estĂĄ indo na direção certa.

E Ă© este movimento que garante a relevĂąncia e a eficĂĄcia do trabalho dos dois envolvidos, corigindo rapidamente abordagens erradas e possibilitando cura.

Como saber se devo fazer Psicoterapia?

Essa Ă© uma pergunta muito feita, e ela tem vĂĄrias respostas. Quando vocĂȘ deve fazer terapia?

A resposta mais simples é: quando algo que deveria ser natural, não é. Quando algo que deveria ser simples, se torna complicado dentro de nós. Desde pegar um Înibus até lembrar da nossa infùncia. Se te causa dor, a terapia ajuda a resolver.

Um exemplo claro disso é quando vemos uma criança agindo com rebeldia: o que ela realmente precisa tomando aquela ação? Possivelmente algo estå acontecendo em casa e ela precisa chamar atenção de alguém para isso.

Ou ainda quando vemos uma pessoa que lava as mĂŁos toda hora: o que estĂĄ acontecendo por trĂĄs daquele movimento tĂŁo escravizante?

O que uma pessoa que prefere se trancar em casa a sair estå querendo nos dizer? E se esse comportamento perpetuar por meses e anos? Qual é a mensagem por trås desta ação?

O terapeuta é capaz de ler as mensagens que ninguém escreveu.

E existem situaçÔes mais pontuais como: estar sempre estressado, ficar irritado com tudo, mudanças repentinas de humor, pensamentos suicidas, isolamento constante, melancolia extrema.

Portanto, respondendo a pergunta definitivamente seria algo como: estĂĄ doendo por qualquer motivo que seja? Terapia!

Psicoterapia realmente funciona?

A psicoterapia Ă© ciĂȘncia. Assim como um mĂ©dico estuda o corpo humano anos a fio para poder abrir o peito de alguĂ©m e operar um coração, um psicĂłlogo estuda a mente afim de esquadrinhar a psiquĂȘ humana.

QuĂŁo grave Ă© a dor emocional? Qualquer dor emocional que te impeça de ser feliz com o que vocĂȘ vive hoje Ă© uma dor emocional aguda, forte e precisa de tratamento.

Imagine um país que estå sofrendo um ataque inimigo. Quanto maior o território ocupado pelos exércitos invasores, mais tempo levarå para os defensores se organizarem, reunir soldados e suprimentos para vencer a batalha e expulsar os oponentes.

O mesmo ocorre na terapia. Quanto mais tempo vocĂȘ levar para buscar ajuda, mais ĂĄreas da sua vida terĂŁo de ser tratadas. E mais tempo vocĂȘ dedicarĂĄ para solucionar os problemas.

Duração da sessão psicoteråpica

A duração de uma sessĂŁo comum Ă© de uma Ășnica hora, dependendo do caso isso pode ser repetido uma vez por semana, a cada 15 dias ou ainda uma vez por mĂȘs.

Contudo, não é possível precisar quantas sessÔes alguém necessita para resolver seus problemas. Alguns percebem melhora significativa logo nas primeiras 10 sessÔes, entretanto, para outros, talvez sejam necessårias mais sessÔes afim de encontrar respostas.

Quatro razĂ”es pelas quais vocĂȘ deveria fazer terapia

Talvez vocĂȘ ainda nĂŁo esteja convencido sobre a quantidade de benefĂ­cios que fazer terapia te trĂĄs. Portanto, aĂ­ vĂŁo 4 benefĂ­cios incrĂ­veis que sĂł a terapia pode te oferecer!

A terapia te ajuda a conhecer vocĂȘ mesmo

NĂŁo Ă© que vocĂȘ nĂŁo sabe seu nome ou quem sĂŁo seus pais. VocĂȘ talvez nĂŁo saiba o que fazer da sua vida. Como agir diante de algumas pessoas, o que vocĂȘ realmente quer para o seu futuro.

E se vocĂȘ estĂĄ se fazendo algumas dessas perguntas agora, talvez seja um Ăłtimo momento para procurar ajuda psicolĂłgica.

No mundo que vivemos nós simplesmente não conseguimos parar para pensar nos nossos sonhos, crenças, medos, valores e dores. Aprendemos a seguir não importa o que e a todo custo. Mas para onde?

Se vocĂȘ tem vivido dias em que estĂĄ sempre ocuado, sempre fazendo algo, sempre rodeado de pessoas e percebe que nĂŁo sabe porque faz tudo isso a terapia vai te ajudar com certeza.

Além de conseguir tempo para pensar sobre todas essas coisas, o psicólogo vai te ajudar a identificar coisas que te ajudem a entender melhor seus desejos, suas preocupaçÔes, seus medos e inseguranças.

E melhor parte: ele vai te ajudar a entender quem vocĂȘ Ă© e como vocĂȘ pode tomar açÔes para concretizar os seus sonhos.

A terapia te ensina a resolver conflitos

NĂłs, como indivĂ­duos, temos um jeitinho Ășnico de ver o mundo. E isso muda de pessoa para pessoa.

Este jeito Ășnico de ver o mundo nĂŁo precisa mudar, contudo, se ver o mundo como vocĂȘ vĂȘ gera muitos conflitos, um psicĂłlogo poderĂĄ te ajudar a ver o mundo com outros olhos.

Olhos que te enxergam no meio do escuro.

Portanto a terapia ajuda vocĂȘ a se relacionar com vocĂȘ mesmo e com os outros. E nĂłs sabemos que pouca coisa importa mais do que isso: vocĂȘ saber como agir e quando agir.

AlĂ©m disso, o profissional tambĂ©m pode ajudar a ver os conflitos de uma nova perspectiva, para que eles nĂŁo o afetem tanto e que vocĂȘ possa aprender com eles.

Enfim: a terapia pode te ajudar a resolver problemas que vocĂȘ nem sabia estarem lĂĄ.

A terapia nos faz inteligentes emocionalmente

A forma como nós administramos nossas emoçÔes é o que separa pessoas inteligentes emocionalmente das que não são. Entretanto, como ser inteligente emocionalmente com tudo o que vivemos hoje em dia?

Saber quem vocĂȘ Ă©, amar a si mesmo, aceitar o mundo como ele Ă©, usar as melhores armas para alcançar seus objetivos sĂŁo alguns marcos de uma pessoa que tem inteligĂȘncia emocional.

Entretanto, o ponto de conflito aqui Ă© que as pessoas sĂŁo ensinadas desde cedo sobre inteligĂȘncia emocional. E isso nĂŁo Ă© realidade para a maior parte de nĂłs.

Nós não somos ensinados a resolver conflitos internos. Sequer conseguimos fazer contas båsicas de matemåtica, quem dirå poder falar sobre nós mesmos com segurança emocional.

Portanto, aprender as bases para melhorar a inteligĂȘncia emocional nos ajudarĂĄ em nossa vida, e tambĂ©m nos darĂĄ as qualidades para educar nossos filhos da mesma maneira.

E enfim, indo a terapia vocĂȘ poderĂĄ voltar a se amar mais e aprenderĂĄ a desenvolver o seu amor, a aceitar que hĂĄ coisas na vida que acontecem e vocĂȘ nĂŁo pode muda e usar as melhores qualidades para ter sucesso na vida.

A terapia pode alterar a forma do seu cérebro

Estudos neurológicos recentes determinaram que a terapia psicológica pode produzir mudanças no cérebro, como a meditação.

A terapia tem o poder de mudar as estruturas cerebrais e melhorar. SĂŁo sessĂ”es que podem ajudar vocĂȘ a se sentir melhor fĂ­sica e emocionalmente. Desenvolvendo assim, uma saĂșde mental estĂĄvel.

Portanto vença os seus preconceitos. A terapia Ă© indicada para todo mundo, ninguĂ©m estĂĄ ileso neste mundo. NĂŁo caia neste pensamento ignorante de que isso Ă© coisa de “louco”.

Terapia Ă© para todo mundo que quer poder viver uma vida mais leve e melhor.

Para mais conteĂșdo, clique aqui.

 

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