ūü•á Op√ß√Ķes naturais para tratar a ansiedade ūü§Ē

Ol√° meninas! Hoje eu trouxe um assunto bem importante e que, tenho certeza, est√° presente em nossa rotina: O transtorno de ansiedade. Ele est√° na lista das doen√ßas psiqui√°tricas mais conhecidas e, infelizmente, √© uma das mais diagnosticadas. Esse √© um quadro em que a pessoa sente constante medo, se preocupando com situa√ß√Ķes hipot√©ticas que, ali√°s, podem nunca vir a acontecer.

No entanto, √© muito importante diferenciar o transtorno de ansiedade da ansiedade normal. Diferente do transtorno, no caso de ansiedade normal, a pessoa pode ficar apreensiva por causa de alguma situa√ß√£o pontual, como um encontro, uma entrevista de emprego, uma viagem, entre outras. Por√©m, o transtorno de ansiedade desperta uma preocupa√ß√£o com algo inexistente: a pessoa pode ficar com medo de perder o emprego, de ter um mal s√ļbito, de perder algum familiar ou ente querido sem que haja qualquer motiva√ß√£o para¬† que aquele medo surgisse.

Um m√©dico psiquiatra √© quem faz o diagn√≥stico do transtorno de ansiedade e o controle desse transtorno √© feito com o uso de medicamentos chamados de ansiol√≠ticos. Contudo, muitas op√ß√Ķes naturais podem ajudar quem est√° enfrentando a ansiedade, ainda que n√£o sejam eficazes sozinhas. Vale ressaltar a import√Ęncia de um acompanhamento psiqui√°trico, que deve ser feito com seriedade e seguido √† risca.

Op√ß√Ķes naturais para aliviar o transtorno de ansiedade

Incluir¬†carnes magras¬†na dieta √© uma boa op√ß√£o, devido a uma subst√Ęncia que elas cont√™m: a taurina. O seu benef√≠cio √© fazer com que o neurotransmissor chamado de Gaba funcione melhor e, por conseguinte, fa√ßa com que a sensa√ß√£o de ansiedade seja inibida. √≥timas op√ß√Ķes de carnes magras s√£o o frango e tamb√©m as variedades de peixes.

Ainda que os carboidratos sejam vistos como vil√Ķes do aumento de peso, eles s√£o √≥timos para o transtorno de ansiedade. Basta consumir com modera√ß√£o para que n√£o afete seu peso.¬† O motivo de eles serem indicados √© que os carboidratos aumentam a disposi√ß√£o, visto que √© transformado em a√ß√ļcar em nosso organismo. √ďtimas op√ß√Ķes s√£o a batata, a massa, o p√£o, o mel, a aveia e o arroz.

Pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade precisam tornar o consumo de frutas um hábito, principalmente limão, kiwi, laranja, abacaxi, morango e acerola. Essas frutas diminuem no organismo os níveis de cortisol, que é diretamente associado ao stress.

Al√©m disso, tamb√©m √© indicado consumir bastante ma√ß√£, visto que ela promove bem-estar e √© rica em vitamina B1, B6, zinco, sel√™nio e outras subst√Ęncias ben√©ficas √† sa√ļde. A serotonina, que √© um horm√īnio associado ao prazer, pode ser estimulado com o consumo de banana. Pode ser comendo a fruta natural ou em forma de vitaminas ou sobremesas.

Os ovos e os laticínios são alimentos maravilhosos para abrandar o quadro do transtorno de ansiedade. O motivo disso é que eles contêm um aminoácido chamado de triptofano, que estimula a produção de serotonina e, dessa forma, ajuda a melhorar o humor.

Finalmente, é aconselhável também o consumo de chocolate. A maioria das pessoas relaciona o chocolate à alegria. Esse alimento realmente ajuda a diminuir os níveis de ansiedade. Entretanto, ele precisa ser 70% de cacau ou mais. Dessa forma, você estará ingerindo menos gordura e mais chocolate puro, estimulando a serotonina. Procure optar sempre por chocolate amargo e consumir por volta de 30 g diariamente.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Quais os sintomas do transtorno de ansiedade?

Diversas √°reas podem ser afetadas quando a pessoa desenvolve esse transtorno. Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade s√£o:

  • Respira√ß√£o curta;
  • Irritabilidade;
  • Falta de concentra√ß√£o;
  • Boca seca;
  • Ataque de p√Ęnico;
  • Dificuldade para dormir;
  • Cansa√ßo;
  • Falta de ar;
  • Hipervigil√Ęncia;
  • Pensamentos indesejados;
  • Tremedeira, dentre outros.

Muitas pessoas que apresentam esse transtorno podem acabar em hospitais se não realizarem o controle da doença de forma adequada. Isso ocorre porque a condição psiquiátrica faz com que elas acreditem que estão sofrendo de algo físico. Um exemplo são casos em que a pessoa sente falta de ar devido à ansiedade e pode ter uma crise tão séria que precise ser levada ao hospital. Geralmente, a crise desaparece e o médico não encontra nenhum indício físico de doença. Sendo assim, ele prescreve calmantes ou então ansiolíticos, visto que o mal não é físico, mas psicológico.

Alimentos que n√£o devem ser consumidos

Alguns alimentos devem ser evitados, caso a pessoa sofra com transtorno de ansiedade, pois fazem com que os sintomas aumentem. Os principais deles s√£o os que cont√™m cafe√≠na.¬†A cafe√≠na √© um estimulante, portanto impede que a pessoa consiga relaxar. A cafe√≠na tende a deixar a pessoa em alerta constante. Isso faz com que ela fique ansiosa e desenvolva preocupa√ß√Ķes desnecess√°rias, com cen√°rios hipot√©ticos.

Quais as formas de tratamento?

O consumo dos alimentos que foram indicados nesse artigo é apenas uma forma de deixar o tratamento psiquiátrico mais completo. Portanto, não se deve usar apenas a alimentação como forma de tratamento! Os tratamentos à base de remédios não devem ser ignorados de forma alguma.

Al√©m de ansiol√≠ticos, os m√©dicos tamb√©m podem prescrever antidepressivos, inibidores seletivos de serotonina e tamb√©m tratamentos para dor neurop√°tica. √Č totalmente aconselh√°vel abandonar o fumo e tamb√©m diminuir o m√°ximo poss√≠vel o consumo de bebidas alco√≥licas, visto que esses dois fatores s√£o agravantes do quadro.

A prática de esportes é outra forma complementar para que se diminua o transtorno de ansiedade. Ao realizar atividades físicas, o organismo produz mais serotonina, ainda mais quando é um exercício que a pessoa goste.

Para as pessoas que não tem preferência por nenhum esporte ou então não querem frequentar uma academia, a solução é começar a fazer caminhadas ao ar livre. Caminhar três vezes por semana é bastante eficaz no aumento dos níveis de serotonina. Procure dar preferência a lugares arborizados, onde mais pessoas estejam praticando atividades físicas.

O tratamento do transtorno de ansiedade conta também com terapia, que pode ser em grupo ou mesmo individual. Geralmente a terapia é feita de forma semanal. Além de focar no combate do problema em si, é também um momento em que a pessoa pode falar dos seus sentimentos, progressos, das suas recaídas e receber o apoio necessário do terapeuta, para que se sinta amparada e possa seguir em frente.

Consumo de ch√°s

O consumo frequente de chás calmantes também é bastante positivo no combate à ansiedade . O chá de mulungu é um ótimo exemplo. Para prepará-lo, basta deixar sua casca em infusão. Além de combater a ansiedade, ele também melhora o sono.

O ch√° de maracuj√° tamb√©m √© bastante eficaz para combater o transtorno de ansiedade, al√©m de ser muito saboroso. √Č preciso ferver as suas folhas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Vale lembrar que n√£o se deve tomar mais de duas x√≠caras de ch√° de maracuj√° durante o dia, visto que ele provoca sonol√™ncia.

Outra boa escolha, aliás, é o chá de melissa, que é feito a partir das flores de erva-cidreira. A sua contraindicação é para quem costuma ter pressão baixa. Sua vantagem é que ele não provoca sono, fazendo apenas com que a pessoa se sinta mais relaxada.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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