🥇 Opções naturais para tratar a ansiedade 🤔

Olá meninas! Hoje eu trouxe um assunto bem importante e que, tenho certeza, está presente em nossa rotina: O transtorno de ansiedade. Ele está na lista das doenças psiquiátricas mais conhecidas e, infelizmente, é uma das mais diagnosticadas. Esse é um quadro em que a pessoa sente constante medo, se preocupando com situações hipotéticas que, aliás, podem nunca vir a acontecer.

No entanto, é muito importante diferenciar o transtorno de ansiedade da ansiedade normal. Diferente do transtorno, no caso de ansiedade normal, a pessoa pode ficar apreensiva por causa de alguma situação pontual, como um encontro, uma entrevista de emprego, uma viagem, entre outras. Porém, o transtorno de ansiedade desperta uma preocupação com algo inexistente: a pessoa pode ficar com medo de perder o emprego, de ter um mal súbito, de perder algum familiar ou ente querido sem que haja qualquer motivação para  que aquele medo surgisse.

Um médico psiquiatra é quem faz o diagnóstico do transtorno de ansiedade e o controle desse transtorno é feito com o uso de medicamentos chamados de ansiolíticos. Contudo, muitas opções naturais podem ajudar quem está enfrentando a ansiedade, ainda que não sejam eficazes sozinhas. Vale ressaltar a importância de um acompanhamento psiquiátrico, que deve ser feito com seriedade e seguido à risca.

Opções naturais para aliviar o transtorno de ansiedade

Incluir carnes magras na dieta é uma boa opção, devido a uma substância que elas contêm: a taurina. O seu benefício é fazer com que o neurotransmissor chamado de Gaba funcione melhor e, por conseguinte, faça com que a sensação de ansiedade seja inibida. ótimas opções de carnes magras são o frango e também as variedades de peixes.

Ainda que os carboidratos sejam vistos como vilões do aumento de peso, eles são ótimos para o transtorno de ansiedade. Basta consumir com moderação para que não afete seu peso.  O motivo de eles serem indicados é que os carboidratos aumentam a disposição, visto que é transformado em açúcar em nosso organismo. Ótimas opções são a batata, a massa, o pão, o mel, a aveia e o arroz.

Pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade precisam tornar o consumo de frutas um hábito, principalmente limão, kiwi, laranja, abacaxi, morango e acerola. Essas frutas diminuem no organismo os níveis de cortisol, que é diretamente associado ao stress.

Além disso, também é indicado consumir bastante maçã, visto que ela promove bem-estar e é rica em vitamina B1, B6, zinco, selênio e outras substâncias benéficas à saúde. A serotonina, que é um hormônio associado ao prazer, pode ser estimulado com o consumo de banana. Pode ser comendo a fruta natural ou em forma de vitaminas ou sobremesas.

Os ovos e os laticínios são alimentos maravilhosos para abrandar o quadro do transtorno de ansiedade. O motivo disso é que eles contêm um aminoácido chamado de triptofano, que estimula a produção de serotonina e, dessa forma, ajuda a melhorar o humor.

Finalmente, é aconselhável também o consumo de chocolate. A maioria das pessoas relaciona o chocolate à alegria. Esse alimento realmente ajuda a diminuir os níveis de ansiedade. Entretanto, ele precisa ser 70% de cacau ou mais. Dessa forma, você estará ingerindo menos gordura e mais chocolate puro, estimulando a serotonina. Procure optar sempre por chocolate amargo e consumir por volta de 30 g diariamente.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Quais os sintomas do transtorno de ansiedade?

Diversas áreas podem ser afetadas quando a pessoa desenvolve esse transtorno. Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade são:

  • Respiração curta;
  • Irritabilidade;
  • Falta de concentração;
  • Boca seca;
  • Ataque de pânico;
  • Dificuldade para dormir;
  • Cansaço;
  • Falta de ar;
  • Hipervigilância;
  • Pensamentos indesejados;
  • Tremedeira, dentre outros.

Muitas pessoas que apresentam esse transtorno podem acabar em hospitais se não realizarem o controle da doença de forma adequada. Isso ocorre porque a condição psiquiátrica faz com que elas acreditem que estão sofrendo de algo físico. Um exemplo são casos em que a pessoa sente falta de ar devido à ansiedade e pode ter uma crise tão séria que precise ser levada ao hospital. Geralmente, a crise desaparece e o médico não encontra nenhum indício físico de doença. Sendo assim, ele prescreve calmantes ou então ansiolíticos, visto que o mal não é físico, mas psicológico.

Alimentos que não devem ser consumidos

Alguns alimentos devem ser evitados, caso a pessoa sofra com transtorno de ansiedade, pois fazem com que os sintomas aumentem. Os principais deles são os que contêm cafeína. A cafeína é um estimulante, portanto impede que a pessoa consiga relaxar. A cafeína tende a deixar a pessoa em alerta constante. Isso faz com que ela fique ansiosa e desenvolva preocupações desnecessárias, com cenários hipotéticos.

Quais as formas de tratamento?

O consumo dos alimentos que foram indicados nesse artigo é apenas uma forma de deixar o tratamento psiquiátrico mais completo. Portanto, não se deve usar apenas a alimentação como forma de tratamento! Os tratamentos à base de remédios não devem ser ignorados de forma alguma.

Além de ansiolíticos, os médicos também podem prescrever antidepressivos, inibidores seletivos de serotonina e também tratamentos para dor neuropática. É totalmente aconselhável abandonar o fumo e também diminuir o máximo possível o consumo de bebidas alcoólicas, visto que esses dois fatores são agravantes do quadro.

A prática de esportes é outra forma complementar para que se diminua o transtorno de ansiedade. Ao realizar atividades físicas, o organismo produz mais serotonina, ainda mais quando é um exercício que a pessoa goste.

Para as pessoas que não tem preferência por nenhum esporte ou então não querem frequentar uma academia, a solução é começar a fazer caminhadas ao ar livre. Caminhar três vezes por semana é bastante eficaz no aumento dos níveis de serotonina. Procure dar preferência a lugares arborizados, onde mais pessoas estejam praticando atividades físicas.

O tratamento do transtorno de ansiedade conta também com terapia, que pode ser em grupo ou mesmo individual. Geralmente a terapia é feita de forma semanal. Além de focar no combate do problema em si, é também um momento em que a pessoa pode falar dos seus sentimentos, progressos, das suas recaídas e receber o apoio necessário do terapeuta, para que se sinta amparada e possa seguir em frente.

Consumo de chás

O consumo frequente de chás calmantes também é bastante positivo no combate à ansiedade . O chá de mulungu é um ótimo exemplo. Para prepará-lo, basta deixar sua casca em infusão. Além de combater a ansiedade, ele também melhora o sono.

O chá de maracujá também é bastante eficaz para combater o transtorno de ansiedade, além de ser muito saboroso. É preciso ferver as suas folhas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Vale lembrar que não se deve tomar mais de duas xícaras de chá de maracujá durante o dia, visto que ele provoca sonolência.

Outra boa escolha, aliás, é o chá de melissa, que é feito a partir das flores de erva-cidreira. A sua contraindicação é para quem costuma ter pressão baixa. Sua vantagem é que ele não provoca sono, fazendo apenas com que a pessoa se sinta mais relaxada.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conteúdo, clique aqui.

Leave a Reply

You cannot copy content of this page