Você sente constantes dores no estômago e gostaria de saber porque isso acontece? Todos os dias, depois que você come percebe que algo não te caiu bem?
Você pode estar sofrendo de gastrite. E isso é triste!
Leia este pequeno artigo que vai te ajudar a aliviar os sintomas de forma rápida, tranquila e eficaz! E melhor que isso: sem gastar muito dinheiro!
Afinal, o que é gastrite?
A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago. O revestimento do estômago contém células que secretam enzimas e ácidos que auxiliam na digestão e que, quando inflamadas, causam desconforto.
O que causa gastrite?
Gastrite nada mais é do que uma inflamação do revestimento do estômago. Ela pode ser uma doença pode ser aguda ou crônica. Entretanto, Os principais fatores que geram uma inflamação no revestimento do estômago são:
- Medicamentos: existem alguns medicamentos como ácido acetilsalicÃlico (Aspirina), naproxeno (Flanax) ou ibuprofeno que causam gastrite;
- Infeções do estômago: algumas bactérias como Helicobacter pylori, pode gerar gastrite ainda mais se alguém estiver com déficit no sistema imunológico.
- Ingestão de substâncias corrosivas: quem abusa de álcool ou ainda de qualquer elemento seja forte demais o corpo como algumas pimentas e condimentos;
- Ingestão de alimentos condimentados;
- Consumo de cocaÃna;
- Cigarro;
- Refluxo da bile no estômago ou refluxo biliar;
- Distúrbios autoimunes;
- Estresse constante.
Entretanto, existem outras condições que são menos comuns na geração de gastrite. Contudo, passar por uma grande cirurgia ou sofrer de uma doença gástrica que pode gerar a gastrite inflamada como vimos antes.
Como saber se estou com gastrite?
Os sintomas da gastrite são parecidos com os sintomas de outros problemas de saúde, no entanto é preciso ficar atento com:
- Dor abdominal.
- Náusea e vômito.
- Azia
- Aerofagia.
- Falta de apetite, que às vezes pode levar à perda de peso.
- Fezes pretas e vômitos sangrentos, no caso da gastrite ocasionar sangramento no revestimento do estômago.
Portanto fique sempre atento a esse tipo de dor. Você pode vir a precisar de um médico mais cedo o que imagina.
Quais são os tipos de gastrite?
Primeiramente é importante dizer que a gastrite é classificada considerando a duração da doença. E também considerando os seus sintomas. Dito isso, a gastrite tem as seguintes classificações:
Gastrite aguda:  ela é um quadro que dura alguns dias e desaparece quando o que está causando dor é retirado. Via de regra ela é causada pelo conta de uso de medicamentos, como ibuprofeno, consumo excessivo de álcool ou ainda o estresse.
Gastrite crônica: ela acontece quando a doença dura meses ou anos. E a principal causa deste tipo de gastrite é a infecção bacteriana Helicobacter pylori.
Gastrite erosiva: ela acontece geralmente quando já se forma uma úlcera na mucosa do estômago. E isso por sua vez ocorre por conta de abuso do tabaco e do álcool. As erosões podem levar a hemorragias e a câncer.
Gastrite atrófica: Neste caso, a camada protetora do estômago é afetada, aumentando o risco de câncer de estômago. A causa mais comum desta camada é a presença da bactéria Helicobacter pylori. A gastrite atrófica apresenta outros tipos de sintomas, além dos comuns, como anemia, déficit de alguma vitamina ou má absorção de nutrientes durante a digestão.
Quais são as consequências de uma gastrite mal curada?
A gravidade da doença e a duração são dois fatores determinantes para definir quando ela está curada. As principais complicações que podem surgir caso o tratamento da gastrite não seja feito corretamente, são sangramento e aumento do risco de câncer de estômago.
Contudo, muitas vezes o revestimento mucoso do estômago permanece alterado, e os ácidos chegam a causar úlceras.
Diagnóstico
Entre os exames e testes que podem ser realizados para detectar a gastrite estão:
Exame de sangue: a fim de analisar o nÃvel de glóbulos vermelhos e verificar uma possÃvel anemia que pode levar a um enfraquecimento do revestimento do estômago.
Gastroscopia: para verificar o interior do estômago e o estado das membranas mucosas.
Exame de fezes: para avaliar se há sangramento, que pode ser um sinal de sangramento gastrintestinal causado por gastrite e também para detectar a presença da bactéria Helicobacter pylori.
Prevenção
A prevenção da gastrite é evitar o uso de substâncias que possam inflamar o revestimento do estômago. Evitar a utilização prolongada de medicamentos, tais como naproxeno, ibuprofeno, ou ácido acetilsalicÃlico, e reduzir ou suprimir a ingestão de álcool e de alimentos que podem irritar a mucosa gástrica.
Como tratar a gastrite
A substância ou condição que produz a inflamação do revestimento do estômago será o fator de que depende o tratamento. Embora seja normal que a gastrite seja curada quando desaparece o agente causador.
Por vezes, dependendo da incidência de sintomas e a gravidade da doença se utiliza medicamentos, tais como antiácidos e inibidor da bomba de protões, que reduzem a quantidade de ácido gástrico produzido pelas glândulas que cobrem as paredes do estômago, como omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, entre outros.
Na maioria dos casos, o tratamento medicamentoso só é necessário quando há infecção bacteriana.
Veja Também: Doença CelÃaca – Será que você tem?
Alimentos proibidos para gastrite
No caso de você sofrer de gastrite, é aconselhável evitar uma série de alimentos que podem agravar a doença e os sintomas. Os alimentos proibidos nestes casos são:
- Alguns vegetais: principalmente aqueles considerados flatulentos, isto é, podem causar gases, como brócolis, couve-flor ou pimentão.
- Frutas ácidas ou verdes: evite particularmente as frutas cÃtricas, como limão ou laranja.
- Leite Integral: Tente evitar o máximo possÃvel do leite integral, do creme de leite e do queijo curado.
- Carne rica em gordura: principalmente embutidos, como chouriço ou salsicha.
- Bebidas com gás: bebidas carbonatadas não são recomendadas nestes casos.
- Bebidas com cafeÃna: como café e chá.
- Molhos e condimentos picantes: a ingestão de condimentos e alimentos condimentados é um dos motivos que podem causar gastrite, por isso o consumo agrava os sintomas da doença e pode causar danos ao estômago.
Alimentos recomendados para gastrite
Alimentos que não causam danos ao estômago e, portanto, é recomendado que se consuma se você tiver gastrite são:
- Macarrão e arroz
- Pão branco.
- Legumes cozidos.
- Peixe
- LacticÃnios desnatados
- Bebidas sem cafeÃna.
- Carnes magras, como frango, peru ou coelho.
Em qualquer situação é sempre bom consultar um especialista, no entanto, existem casos em que é indispensável ir ao médico. Sempre que sentir dor abdominal muito forte e que não desaparece, se as fezes estiverem pretas ou houver vômito em que aparece sangue ou uma substância semelhante à borra de café, você deve procurar um profissional da saúde.
Portanto se cuide!
Para mais conteúdo, clique aqui.