OlĂĄ meninas! Hoje vou falar tudo sobre essa infecção de pele. Se vocĂȘ nĂŁo sabe o que Ă© ou quer aprender ainda mais, Ă© sĂł ler esse artigo atĂ© o final.
O furĂșnculo pode ser uma simples infecção, no entanto, essa infecção deve ser cuidada e tratada para que nĂŁo hajam complicaçÔes. Essas complicaçÔes agravam ainda mais o quadro e geram diversos desconfortos.
O que Ă© o furĂșnculo?
O furĂșnculo Ă© caracterizado por uma infecção de pele causada por bactĂ©rias. Essas bactĂ©rias provocam inflamaçÔes nos chamados folĂculos pilosos, que sĂŁo formados por glĂąndulas sebĂĄceas e tecido subcutĂąneo. A associação dessa inflamação com a infecção forma uma espĂ©cie de caroço que Ă© o chamado furĂșnculo.
Sua caracterĂstica principal Ă© a presença de um nĂłdulo avermelhado, bastante dolorido, rĂgido e quente. AlĂ©m disso, geralmente tem uma ĂĄrea amarelada na parte central, indicando a presença de pus. O tamanho do furĂșnculo varia de acordo com a profundidade em que a infecção atingiu os tecidos.
Confira o vĂdeo que separei para vocĂȘ sobre o assunto:
Por que o furĂșnculo aparece na pele?
Como dito anteriormente, o furĂșnculo surge quando uma bactĂ©ria encontra uma ĂĄrea lesionada, onde ela se reproduz. AliĂĄs, isso pode acontecer com qualquer pessoa, sem ter relação nenhuma com o sangue.
Acne mal tirada, lesĂ”es na pele, entre outros fatores podem fazer com que o furĂșnculo surja. Essas bactĂ©rias podem ser encontradas em qualquer lugar do corpo humano. No entanto, existem algumas partes do corpo que sĂŁo as preferidas. SĂŁo elas: as partes mais Ășmidas e tambĂ©m que apresentam mais gordura, como as pernas, as coxas, as axilas, os glĂșteos e o rosto. No entanto, ainda que surjam nesses locais com mais frequĂȘncia, nĂŁo Ă© uma regra.
Quais as causas do furĂșnculo?
NĂŁo existem causas especĂficas para que o furĂșnculo apareça. O simples fato de uma pequena lesĂŁo apresentar alguma bactĂ©ria jĂĄ pode ser motivo para o seu aparecimento. A bactĂ©ria que geralmente Ă© a responsĂĄvel pelo furĂșnculo Ă© a Staphylococcus Aureus. Ele Ă© super comum e pode ser encontrada na nossa prĂłpria pele.
Entretanto, o furĂșnculo tambĂ©m Ă© causado por algumas outras bactĂ©rias ou atĂ© mesmo fungos que se encontram na superfĂcie da pele. Essas bactĂ©rias ou fungos se desenvolvem nos locais que tenham alguma ferida ou picada de inseto. Os furĂșnculos podem aparecer em folĂculos pilosos de qualquer parte do corpo, inclusive podendo surgir mais de um ao mesmo tempo.
Pelo encravado ou furĂșnculo?
O pelo encravado geralmente surge de forma bem mais superficial na pele e causa muito menos dor. Quanto ao furĂșnculo, atinge atĂ© mesmo as camadas mais profundas da pele, o que costuma causar muita dor.
O furĂșnculo Ă© contagioso?
NĂŁo existe nenhuma definição concreta de que o furĂșnculo seja contagioso, visto que ele estĂĄ ligado a bactĂ©rias que jĂĄ se encontram presentes no corpo humano. Essas bactĂ©rias podem ser passadas de uma pessoa para outra, entretanto, isso nĂŁo quer dizer que a pessoa vai necessariamente desenvolver furĂșnculo.
O furĂșnculo aparece em peles oleosas, Ășmidas, sujas, ou lesionadas. O fato de jĂĄ ter a bactĂ©ria no seu corpo nĂŁo significa necessariamente que vocĂȘ terĂĄ um furĂșnculo no decorrer da sua vida. Ă bem possĂvel que vocĂȘ tenha essa bactĂ©ria na sua pele, mas nĂŁo tenha apresentado nenhuma das condiçÔes para que elas se desenvolvessem e formassem o furĂșnculo.
Quais os tipos de furĂșnculo?
O furĂșnculo apresenta dois tipos diferentes. SĂŁo eles:
CarbĂșnculo
Esse tipo Ă© caracterizado pelo agrupamento de vĂĄrios furĂșnculos prĂłximos, que, inclusive, podem se expandir com muito mais profundidade. A causa desse tipo de furĂșnculo sĂŁo as bactĂ©rias e tambĂ©m a ruptura de cistos.
Furunculose
Esse tipo de furĂșnculo Ă© caracterizado pela presença de mĂșltiplos furĂșnculos ao mesmo tempo, mas que nĂŁo se encontram prĂłximos uns dos outros.
A infecção de um folĂculo piloso pode acabar passando para outros folĂculos. Especialmente nos locais de fricção ou mais propĂcios a apresentarem lesĂ”es.
Pessoas mais propensas a ter furĂșnculo
Qualquer pessoa pode vir a ter furĂșnculos. No entanto, existem fatores de risco que contribuem para o aparecimento desses nĂłdulos:
– Contato fĂsico com a ĂĄrea lesionada por pessoas que estejam com furĂșnculo.
– Pessoas diabĂ©ticas, pois tĂȘm seu sistema imunolĂłgico enfraquecido pela doença.
– Pessoas que tĂȘm acne, eczema e tambĂ©m outras doenças de pele estĂŁo mais suscetĂveis ao surgimento de furĂșnculos
– Imunidade baixa dificulta a reação dos anticorpos do organismo no combate Ă infecçÔes.
– Pessoas que possuem HIV estĂŁo mais vulnerĂĄveis a doenças infecciosas, devido Ă baixa imunidade.
– Obesidade tambĂ©m pode facilitar a ocorrĂȘncia dessas lesĂ”es.
Sintomas
Os furĂșnculos surgem com mais facilidade no rosto, no pescoço, nas axilas, nas nĂĄdegas e tambĂ©m coxas, podendo aparecer como um nĂłdulo inchado, sensĂvel e vermelho rosado. Com o decorrer do tempo, o furĂșnculo fica cheio de ĂĄgua ou assume a aparĂȘncia de um cisto. A dor aumenta de acordo com o acĂșmulo de pus e tecido morto no interior dele.
Sintomas mais comuns:
- O aparecimento de um nĂłdulo avermelhado, dolorido e cheio de pus;
- Aparecimento de vermelhidĂŁo e suor na pele ao redor do local inchado;
- Aumento gradual do tamanho do nĂłdulo ao passo em que ele vai acumulando pus;
- Surgimento de uma ĂĄrea amarelada no centro do furĂșnculo, que pode se romper e deixar vazar o pus;
- Cansaço, mal-estar, coceira e febre antes do surgimento do furĂșnculo.
Sintomas emergenciais
Procure um médico imediatamente, quando:
- O furĂșnculo aparecer na sua face;
- O furĂșnculo crescer de forma muito rĂĄpida ou estiver muito dolorido;
- Caso o furĂșnculo provoque febre;
- Se vocĂȘ apresentar uma sensação de dor muito forte;
- Caso apareçam furĂșnculos frequentemente;
- Se o furĂșnculo nĂŁo cicatrizar no prazo de duas semanas.
Quanto tempo demora para o furĂșnculo desaparecer?
O perĂodo de desenvolvimento do furĂșnculo Ă© de 4 a 10 dias. JĂĄ o tempo de transmissĂŁo permanece enquanto a bactĂ©ria estiver presente no ferimento. Nos casos em que hĂĄ multiplicação de furĂșnculos, pode levar atĂ© 6 meses para que eles possam ser totalmente curados, sendo necessĂĄrio o tratamento com antibiĂłticos.
Como Ă© feito o tratamento?
De modo geral, o furĂșnculo desaparece naturalmente depois de alguns dias ou semanas. Entretanto, o processo pode ser mais rĂĄpido com o auxĂlio de alguns remĂ©dios e pomadas que aliviem a dor e acabam com a infecção.
Ă possĂvel tratar os furĂșnculos de menor gravidade em casa, por meio de compressas quentes que aliviam a dor e auxiliam no processo de drenagem natural. O local do furĂșnculo deve estar sempre limpo, para que nĂŁo haja complicaçÔes.
SituaçÔes mais graves
Em certos casos mais graves, o mĂ©dico poderĂĄ prescrever alguns tratamentos mais especĂficos, como:
IncisĂŁo e drenagem
Nesse caso o mĂ©dico faz uma pequena incisĂŁo no centro do furĂșnculo, para que dessa forma possa induzir a drenagem do pus contido nele.
Uso de AntibiĂłticos
Para casos de furĂșnculo acompanhados de infecçÔes bacterianas, o mĂ©dico pode prescrever antibiĂłticos especĂficos de uso tĂłpico ou oral.
Vale lembrar: o furĂșnculo nĂŁo deve ser espremido em hipĂłtese alguma, pois isso pode agravar a lesĂŁo e levar a infecção ainda mais para o interior da pele.
Como Ă© feito o diagnĂłstico?
O exame fĂsico, normalmente, jĂĄ Ă© o suficiente para obter o diagnĂłstico de furĂșnculo. Se o paciente sofre com furĂșnculos recorrentes ou apresenta um quadro infeccioso grave, o mĂ©dico pode coletar uma amostra do pus para que seja feita uma anĂĄlise em laboratĂłrio.
Confira o vĂdeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais: