VocĂȘ estĂĄ sempre indo ao banheiro? Constantemente vocĂȘ percebe que estĂĄ fraco? Tem muita dificuldade para engordar? Quase nunca tem apetite para uma refeição saudĂĄvel?
Talvez vocĂȘ nĂŁo saiba, contudo quase trĂȘs em cada quatro pessoas com doença celĂaca nĂŁo sabem que sofrem dessa doença digestiva.
E sem seguir uma dieta sem glĂșten, acabam prejudicando seriamente a saĂșde.
Portanto saiba agora como identificar e quais alimentos vocĂȘ deve evitar.
O que Ă© doença celĂaca?
A doença celĂaca é uma doença moderna, algo que foi recĂ©m descoberto no mundo. Trata-se de uma enfermidade crĂŽnica do trato digestivo e Ă© de origem imunolĂłgica.
Caracteriza-se como uma intolerĂąncia permanente a glĂșten, que estĂĄ amplamente presente em diversos alimentos da nossa dieta diĂĄria como trigo, aveia, cevada ou centeio.
Entretanto, quando uma pessoa celĂaca consome alimentos que tem glĂșten, o revestimento do interno do intestino delgado Ă© ferido, o que nĂŁo permite que ela absorva nutrientes.
Sem tratamento, as pessoas afetadas por esse transtorno sofrem desnutrição e vĂĄrias doenças associadas, mas nem todas as pessoas que sofrem desta doença tĂȘm sintomas e, portanto, podem passar despercebidas por muito tempo.
Todo alimento que ingerimos passa por processos de digestão que servem para degrada-lo em partes ainda menores, facilitando a absorção dele pelo nosso organismo.
A absorção desses nutrientes Ă© feita no intestino delgado e, entretanto, para que isso aconteça Ă© importante que existam vilosidades, que sĂŁo como raĂzes pequenas penduradas no intestino.
Quando o comprimento dessas “raĂzes” Ă© reduzido, a absorção Ă© tambĂ©m reduz. E o resultado Ă© uma pessoa potencialmente desnutrida.
Isto Ă© o que acontece na doença celĂaca, em que hĂĄ uma redução no tamanho das vilosidades intestinais, como resultado da intolerĂąncia ao glĂșten.
A frequĂȘncia da doença celĂaca ocorre Ă© de aproximadamente 1 em cada 200/300 nascimentos.
Entretanto os especialistas advertem que esta condição Ă© sub-diagnosticada, e que menos de um quarto das pessoas celĂacas sabem que tĂȘm a doença.
Quem pode ter doença cefålica?
Primeiramente Ă© preciso dizer que ela Ă© capaz de atingir crianças e adultos, contudo Ă s vezes as manifestaçÔes da doença podem variar de pessoas para pessoa, de acordo com o nĂvel da doença.
Um fato interessante Ă© que pessoas com sĂndrome de Down tĂȘm um risco cem vezes maior do que o resto da população a sofre intolerĂąncia ao glĂșten.
Da mesma forma, Ă© a probabilidade de um portador da cefĂĄlica ter parentes de primeiro grau com o mesmo problema Ă© de 5 a 15%.
O que causa a doença celĂaca?
A causa exata da doença celĂaca foi e atĂ© hoje Ă© um assunto a ser discutido.
Entretanto, alguns consideram que a  doença celĂaca é uma reação exagerada do sistema imunolĂłgico ao glĂșten, proteĂna encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte.
De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, cùncer e até déficit de crescimento em crianças.
AlĂ©m disso, sabe-se que os existem alguns genes especĂficos que apenas sĂŁo encontrados nas pessoas que sofrem de doença celĂaca.
Portanto toda atenção é necessåria.
Quais sĂŁo os sintomas da doença celĂaca?
Primeiramente é importante dizer que os sintomas variam de pessoa para pessoa e que eles são muito abrangentes. Entretanto alguns sintomas são bem claros em crianças e adultos.
Sintomas celĂacos em Crianças
Via de regra a doença celĂaca aparece em crianças logo apĂłs o inĂcio da alimentação com cereais, entretanto nada impede de descobrir que a criança Ă© celĂaca mais tarde. Portanto, os sintomas incluem:
- Må absorção de nutrientes;
- Doença crÎnica;
- Diarreia persistente;
- Crescimento retardado;
- Barriga saliente;
- Edema;
- Inchaço das pernas por falta de proteĂna eliminadas na diarreia.
Sintomas celĂacos em Adultos
Os adultos, geralmente apresentam fadiga, desconforto abdominal (dor, inchaço, inchaço) e anemia. Entretanto, estes sintomas podem variar. Contudo, as manifestaçÔes mais caracterĂsticas da doença celĂaca sĂŁo:
- Diarreia
- Perda de peso.
- Anemia
- Fezes frequentes, moles, gordurosas, pålidas e fétidas.
- Dor abdominal.
- Inchaço, gås, indigestão.
- Mudança de caråter
- Ossos e dor nas articulaçÔes.
- CĂŁibras musculares.
- Fadiga
- DepressĂŁo
- VÎmito e constipação.
- MenstruaçÔes irregulares.
- Unhas frĂĄgeis, perda de cabelo.
Como tratar a doença celĂaca?
O tratamento base da doença celĂaca Ă© apenas seguir uma dieta sem glĂșten para o resto vida. Apenas este movimento permite uma recuperar as vilosidades intestinais, que voltam a ter um tamanho normal.
Depois eliminar o glĂșten da dieta, Ă© notĂłria a melhora dos sintomas em apenas um mĂȘs, e em poucos meses a pessoa apresentarĂĄ um estado nutricional ideal.
A eliminação do glĂșten da dieta nĂŁo Ă© fĂĄcil, uma vez que ele estĂĄ amplamente presente em produtos do nosso consumo diĂĄrio como molho de tomate, pĂŁes, molhos, temperos e farinhas.
E para complicar ainda mais: esse tipo de dieta geralmente custa muito mais para as famĂlias – devido ao preço mais elevado dos produtos sem glĂșten.
Para todos os pacientes com doença celĂaca, recebem suplementos vitamĂnicos e de ferro geralmente adicionados ao tratamento devido Ă deficiĂȘncia.
Quais sĂŁo as complicaçÔes da doença celĂaca?
Aquelas pessoas diagnosticadas que decidem nĂŁo seguir a dieta a risca ou decidem parar o tratamento podem sofrer complicaçÔes severas que podem ser irreversĂveis. Algumas das complicaçÔes sĂŁo:
- Algum tipo de cĂąncer intestinal.
- DistĂșrbios autoimunes, como diabetes, doenças da tireoide, doenças hepĂĄticas e biliares.
- DistĂșrbios neurolĂłgicos, como ataxia do cerebelo.
- Fraturas
- Osteoporose
- Aborto espontĂąneo.
- Infertilidade
- Anemia
Por isso se vocĂȘ foi diagnosticado Ă© importante que siga uma dieta equilibrada e sem glĂșten nĂŁo importa o que.
Quais sĂŁo os alimentos proibidos para celĂacos?
Abaixo estĂŁo alguns alimentos que contĂȘm glĂșten e que nĂŁo devem ser consumidos por pessoas que sĂŁo celĂacas:
- Alimentos que contĂȘm glĂșten (proibido para celĂacos);
- PĂŁo e farinha de trigo, cevada, centeio e aveia;
- Bolos, bolachas, bolachas, muffins, pastelaria em geral;
- Massa italiana (macarrĂŁo, macarrĂŁo, pizza…);
- MacarrĂŁo de sopa;
- SĂȘmola de trigo;
- Produtos manufaturados com farinhas de glĂșten;
- Leites de malte e alimentos maltados;
- Chocolate;
- Bebidas ou infusÔes preparadas com cereais: malte, cerveja, ågua de cevada;
- Processados em geral (mortadela, presunto, linguiça, presunto ou empada de carne);
- Queijo derretido, queijo em folhas. Também outros queijos sem marcas de garantia;
- Enlatado (latas de mexilhĂ”es, amĂȘijoas, ensopado enlatado, etc.);
- PatĂȘs;
- Doces;
- Café instantùneo
- ChĂĄ;
Contudo, respire! Existem algumas variedades que vocĂȘ pode consumir sem medo. E se vocĂȘ for bem criativo, vai encontrar saĂdas perfeitas para a sua nova dieta.
Quais sĂŁo os alimentos permitidos para celĂacos?
Sei que parece que muito da sua dieta estĂĄ comprometida, mas a verdade nĂŁo Ă© bem assim. Existem alguns alimentos que vocĂȘ pode consumir e a criatividade em combinar eles tem que ser muito grande:
- Leite e produtos lĂĄcteos (queijo, manteiga, queijo cottage, creme…).
- Carne, peixe e marisco fresco.
- Ovos
- Frutas
- Legumes, verduras e legumes.
- FeijĂŁo de Soja
- Arroz, milho e tapioca (farinha e amido).
- AçĂșcar
- Mel
- PetrĂłleo
- Margarina
- Sal, pimenta, vinagre.
- Levedura sem glĂșten.
- Corantes
- Café e chå natural (não instantùneo).
- Camomila
Claro que nem todos os alimentos proibidos e permitidos estĂŁo listados aqui, contudo, essa Ă© uma boa base para que vocĂȘ possa começar a pensar sobre a sua dieta.
Entretanto, o mais importante Ă© vocĂȘ se amar e cuidar de vocĂȘ. Ă chato, ninguĂ©m pediu para ficar doente ou desenvolver algo assim. Contudo, enquanto vocĂȘ estiver viva o seu compromisso com vocĂȘ mesma Ă© se cuidar e se amar.
E se precisar de alguma coisa, deixa um comentĂĄrio aqui que eu te respondo o quanto antes.