đŸ„‡ Dieta DASH – Tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre essa dieta! đŸ€”

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OlĂĄ meninas! Hoje o assunto Ă© muito interessante: a dieta DASH. Tenho certeza que vai ser de grande ajuda para vocĂȘ!

Primeiramente, o nome dessa dieta provĂ©m da sua sigla em inglĂȘs: Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). Ela pode ser caracterizada como a estratĂ©gia alimentar mais recomendada para a prevenção ou a redução da pressĂŁo alta.

AlĂ©m disso, tambĂ©m costuma ser muito Ăștil no processo de perda de peso. Sem contar que Ă© indicada para enfrentar com sucesso o tratamento das sĂ­ndromes metabĂłlicas onde coexistem obesidade, hipertensĂŁo, diabetes e atĂ© mesmo outras patologias.

Independentemente do objetivo que vocĂȘ almeja para incorporar esse tipo de alimentação, Ă© fundamental saber exatamente no que consiste a dieta DASH. Portanto, se vocĂȘ nĂŁo sabe do que se trata ou quer saber ainda mais, esse artigo foi feito para vocĂȘ!

Basta acompanhar até o final ara ficar sabendo tudo sobre a dieta DASH. Vamos lå?

Em que consiste a dieta DASH?

As pråticas que compÔem a dieta DASH não são super complexas. Na verdade, trata-se de uma maneira  mais saudåvel de se alimentar. Em suma, as principais características da dieta DASH são:

  • Possui altos nĂ­veis de fibras, potĂĄssio, cĂĄlcio e magnĂ©sio. Por esse motivo, o recomendado Ă© consumir regularmente e em quantidades adequadas os grĂŁos inteiros, as frutas e os legumes.
  • É uma dieta pobre em sĂłdio e açĂșcares refinados. No entanto, Ă© rica em alimentos frescos e se propĂ”e a evitar alimentos processados, que sĂŁo ​​ricos em sal e açĂșcar.
  • DispĂ”e de fitoquĂ­micos com efeito antioxidante, em grandes quantidades. Especialmente de flavonoides, carotenos de todos os tipos e fitosterĂłis, que sĂŁo derivadas de alimentos vegetais, como legumes, sementes e frutos secos.
  • É uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol. Isso porque incorpora peixe e carne magra de aves como amais importante fonte de proteĂ­na. AlĂ©m disso, produtos lĂĄcteos desnatados e, em pequena quantidade, carnes vermelhas magras. AlĂ©m disso, dificilmente oferece fontes de gorduras trans. Afinal, com toda a disposição de produtos naturais, pode-se evitar os alimentos processados.

Essas são as características principais da dieta DASH: é uma dieta rica em grãos integrais, legumes, frutas e vegetais. Além de produtos låcteos desnatados e carnes magras, especialmente no caso de peixes e aves.

Quais os benefĂ­cios da dieta DASH?

Algo que não pode ser ignorado neste tipo de dieta é que ela não somente é capaz de abrandar como também de prevenir a hipertensão. Além disso, também pode trazer outros benefícios pela proposta da ingestão de alimentos naturais. Eles ajudam a obter nutrientes como potåssio, magnésio e cålcio e também a reduzir outros dos processados, tais como sódio e a gorduras trans.

AliĂĄs, especialistas avaliaram e analisaram 38 dietas populares em todo o mundo e criaram um ranking com cada uma delas. Pois saiba que ano apĂłs ano a dieta DASH Ă© eleita a melhor dieta do mundo. Isso nĂŁo Ă© pouca coisa, hein?

Dieta DASH Ă© a melhor para emagrecer segundo especialista

De acordo com um grupo de especialistas, a Dieta DASH é a forma mais saudåvel e eficaz de perder peso. Isso porque ela é  bastante segura e ajuda a prevenir a diabetes e algumas outras doenças metabólicas e cardiovasculares.

Primeiramente, a melhor dieta Ă© vocĂȘ quem escolhe. Pois, alĂ©m da eficĂĄcia e dos cuidados de saĂșde, deve considerar as caracterĂ­sticas pessoais de cada um. Portanto, uma Ăłtima alternativa para perder peso e tambĂ©m para prevenir doenças Ă© a DASH.

Segurança e eficåcia

Ainda que a dieta DASH nĂŁo seja a mais popular dentre todas as dietas, ela foi escolhida pela a sua segurança e pela sua eficĂĄcia como a dieta nĂșmero um entre as 38 alternativas para perder peso e cuidar da saĂșde.

 

A Dieta DASH – Por que Ă© adequada para quem tem pressĂŁo alta?

Ela foi desenvolvida para controlar a pressĂŁo arterial elevada e se baseia na ingestĂŁo de grĂŁos integrais, frutas, legumes, laticĂ­nios com pouca gordura e carnes magras.

AlĂ©m de encorajar tambĂ©m o consumo de leguminosas, sementes e nozes. É importante frisar que recomenda-se o baixo consumo de sal.

A DASH nĂŁo Ă© uma das “dietas da moda“, nem apresenta embasamento cientĂ­fico. No entanto, essa dieta Ă© um incrĂ­vel recurso para prevenir e reduzir a pressĂŁo arterial elevada.

A dieta DASH se baseia, principalmente, na ingestão de frutas, vegetais e produtos låcteos com baixo teor de gordura. Além disso, ela inclui gordura em quantidades moderadas e encoraja a baixa ingestão de gordura saturada e colesterol.

Esse plano alimentar também é acompanhado por uma redução significativa na quantidade de sal ingerido.

Como fazer a dieta DASH?

Começar a dieta DASH é super fåcil e exige pouco trabalho para criar um plano alimentar saudåvel. Basta seguir algumas dicas:

  • Use condimentos, ervas e especiarias para substituir o sal dos alimentos e da mesa.
  • Procure deixar de lado as carnes defumadas, salsichas, enlatadas, processadas ou conservadas. DĂȘ preferĂȘncia a carnes magras, frango sem pele ou entĂŁo peixe.
  • Sirva-se de porçÔes moderadas durante as refeiçÔes principais e quando for fazer um lanche.
  • Evite os alimentos congelados, pratos feitos e pizzas. Fuja das sopas em pacote, dos caldos prontos e dos molhos prontos para salada. Esses alimentos geralmente estĂŁo carregados de sĂłdio.
  • Comece o dia com um cafĂ© da manhĂŁ saudĂĄvel, com cereais de baixo teor de sĂłdio e sem adição de sal.
  • Procure cozinhar o macarrĂŁo, o arroz e os outros alimentos sem acrescentar sal e prepare as refeiçÔes sempre em sua casa. Afinal, as misturas prĂ©-cozidas contĂȘm um alto teor de sĂłdio.
  • Procure escolher legumes frescos ou congelados, com o rĂłtulo e sem adição de sal.

Prefira a ĂĄgua em vez de refrigerantes com alto teor de açĂșcar.

  • Quando for comer longe de casa, retire o saleiro da mesa e evite molhos como ketchup, maionese ou outros molhos.
  • Limite o seu consumo de fast-food e alimentos processados, pois eles sĂŁo ricos em sal.

Como vocĂȘ pode ver, basta seguir estas dicas para controlar nĂŁo somente a pressĂŁo arterial e a diabetes, mas levar uma vida bastante saudĂĄvel. Afinal, uma alimentação saudĂĄvel favorece o seu corpo, seu coração e regula os nĂ­veis de colesterol e de glicose

A dieta DASH Ă© uma das melhores opçÔes no tratamento e na prevenção de diversos problemas de saĂșde. No entanto, tambĂ©m Ă© preciso complementar essa estratĂ©gia com um estilo de vida saudĂĄvel. Basta incluir atividades fĂ­sicas, descanso, nĂŁo fumar, reduzir o stress e evitar o ĂĄlcool em excesso.

Confira o vĂ­deo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

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