ūü•á Dieta DASH – Tudo o que voc√™ precisa saber sobre essa dieta! ūü§Ē

Olá meninas! Hoje o assunto é muito interessante: a dieta DASH. Tenho certeza que vai ser de grande ajuda para você!

Primeiramente, o nome dessa dieta provém da sua sigla em inglês: Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). Ela pode ser caracterizada como a estratégia alimentar mais recomendada para a prevenção ou a redução da pressão alta.

Al√©m disso, tamb√©m costuma ser muito √ļtil no processo de perda de peso. Sem contar que √© indicada para enfrentar com sucesso o tratamento das s√≠ndromes metab√≥licas onde coexistem obesidade, hipertens√£o, diabetes e at√© mesmo outras patologias.

Independentemente do objetivo que você almeja para incorporar esse tipo de alimentação, é fundamental saber exatamente no que consiste a dieta DASH. Portanto, se você não sabe do que se trata ou quer saber ainda mais, esse artigo foi feito para você!

Basta acompanhar até o final ara ficar sabendo tudo sobre a dieta DASH. Vamos lá?

Em que consiste a dieta DASH?

As pr√°ticas que comp√Ķem a dieta DASH n√£o s√£o super complexas. Na verdade, trata-se de uma maneira¬† mais saud√°vel de se alimentar. Em suma, as principais caracter√≠sticas da dieta DASH s√£o:

  • Possui altos n√≠veis de fibras, pot√°ssio, c√°lcio e magn√©sio. Por esse motivo, o recomendado √© consumir regularmente e em quantidades adequadas os gr√£os inteiros, as frutas e os legumes.
  • √Č uma dieta pobre em s√≥dio e a√ß√ļcares refinados. No entanto, √© rica em alimentos frescos e se prop√Ķe a evitar alimentos processados, que s√£o ‚Äč‚Äčricos em sal e a√ß√ļcar.
  • Disp√Ķe de fitoqu√≠micos com efeito antioxidante, em grandes quantidades. Especialmente de flavonoides, carotenos de todos os tipos e fitoster√≥is, que s√£o derivadas de alimentos vegetais, como legumes, sementes e frutos secos.
  • √Č uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol. Isso porque incorpora peixe e carne magra de aves como amais importante fonte de prote√≠na. Al√©m disso, produtos l√°cteos desnatados e, em pequena quantidade, carnes vermelhas magras. Al√©m disso, dificilmente oferece fontes de gorduras trans. Afinal, com toda a disposi√ß√£o de produtos naturais, pode-se evitar os alimentos processados.

Essas são as características principais da dieta DASH: é uma dieta rica em grãos integrais, legumes, frutas e vegetais. Além de produtos lácteos desnatados e carnes magras, especialmente no caso de peixes e aves.

Quais os benefícios da dieta DASH?

Algo que não pode ser ignorado neste tipo de dieta é que ela não somente é capaz de abrandar como também de prevenir a hipertensão. Além disso, também pode trazer outros benefícios pela proposta da ingestão de alimentos naturais. Eles ajudam a obter nutrientes como potássio, magnésio e cálcio e também a reduzir outros dos processados, tais como sódio e a gorduras trans.

Aliás, especialistas avaliaram e analisaram 38 dietas populares em todo o mundo e criaram um ranking com cada uma delas. Pois saiba que ano após ano a dieta DASH é eleita a melhor dieta do mundo. Isso não é pouca coisa, hein?

Dieta DASH é a melhor para emagrecer segundo especialista

De acordo com um grupo de especialistas, a Dieta DASH é a forma mais saudável e eficaz de perder peso. Isso porque ela é  bastante segura e ajuda a prevenir a diabetes e algumas outras doenças metabólicas e cardiovasculares.

Primeiramente, a melhor dieta √© voc√™ quem escolhe. Pois, al√©m da efic√°cia e dos cuidados de sa√ļde, deve considerar as caracter√≠sticas pessoais de cada um. Portanto, uma √≥tima alternativa para perder peso e tamb√©m para prevenir doen√ßas √© a DASH.

Segurança e eficácia

Ainda que a dieta DASH n√£o seja a mais popular dentre todas as dietas, ela foi escolhida pela a sua seguran√ßa e pela sua efic√°cia como a dieta n√ļmero um entre as 38 alternativas para perder peso e cuidar da sa√ļde.

 

A Dieta DASH РPor que é adequada para quem tem pressão alta?

Ela foi desenvolvida para controlar a pressão arterial elevada e se baseia na ingestão de grãos integrais, frutas, legumes, laticínios com pouca gordura e carnes magras.

Al√©m de encorajar tamb√©m o consumo de leguminosas, sementes e nozes. √Č importante frisar que recomenda-se o baixo consumo de sal.

A DASH n√£o √© uma das “dietas da moda“, nem apresenta embasamento cient√≠fico. No entanto, essa dieta √© um incr√≠vel recurso para prevenir e reduzir a press√£o arterial elevada.

A dieta DASH se baseia, principalmente, na ingestão de frutas, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Além disso, ela inclui gordura em quantidades moderadas e encoraja a baixa ingestão de gordura saturada e colesterol.

Esse plano alimentar também é acompanhado por uma redução significativa na quantidade de sal ingerido.

Como fazer a dieta DASH?

Começar a dieta DASH é super fácil e exige pouco trabalho para criar um plano alimentar saudável. Basta seguir algumas dicas:

  • Use condimentos, ervas e especiarias para substituir o sal dos alimentos e da mesa.
  • Procure deixar de lado as carnes defumadas, salsichas, enlatadas, processadas ou conservadas. D√™ prefer√™ncia a carnes magras, frango sem pele ou ent√£o peixe.
  • Sirva-se de por√ß√Ķes moderadas durante as refei√ß√Ķes principais e quando for fazer um lanche.
  • Evite os alimentos congelados, pratos feitos e pizzas. Fuja das sopas em pacote, dos caldos prontos e dos molhos prontos para salada.¬†Esses alimentos geralmente est√£o carregados de s√≥dio.
  • Comece o dia com um caf√© da manh√£ saud√°vel, com cereais de baixo teor de s√≥dio e sem adi√ß√£o de sal.
  • Procure cozinhar o macarr√£o, o arroz e os outros alimentos sem acrescentar sal e prepare as refei√ß√Ķes sempre em sua casa. Afinal, as misturas pr√©-cozidas cont√™m um alto teor de s√≥dio.
  • Procure escolher legumes frescos ou congelados, com o r√≥tulo e sem adi√ß√£o de sal.

Prefira a √°gua em vez de refrigerantes com alto teor de a√ß√ļcar.

  • Quando for comer longe de casa, retire o saleiro da mesa e evite molhos como ketchup, maionese ou outros molhos.
  • Limite o seu consumo de fast-food e alimentos processados, pois eles s√£o ricos em sal.

Como você pode ver, basta seguir estas dicas para controlar não somente a pressão arterial e a diabetes, mas levar uma vida bastante saudável. Afinal, uma alimentação saudável favorece o seu corpo, seu coração e regula os níveis de colesterol e de glicose

A dieta DASH √© uma das melhores op√ß√Ķes no tratamento e na preven√ß√£o de diversos problemas de sa√ļde. No entanto, tamb√©m √© preciso complementar essa estrat√©gia com um estilo de vida saud√°vel. Basta incluir atividades f√≠sicas, descanso, n√£o fumar, reduzir o stress e evitar o √°lcool em excesso.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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