A gente que é mulher tem que estar atenta a um mundo de informações, não é mesmo? Todos os dias vivemos à base de escolhas que só quem é mulher sabe como são difiíceis de fazer.
Entre todas essas escolhas, temos que pensar sobre qual é o melhor método contraceptivo para nós. De acordo com aquilo que o nosso corpo precisa.
Para tanto, um dos métodos de contracepção mais usados por mulheres que não querem engravidar são os anticoncepcionais. Dentre eles, existe o Diane 35 que foi lançado no Brasil em meados dos anos 90.
Entretanto, até hoje ele é um dos anticoncepcionais mais indicados pelos ginecologistas brasileiros. O motivo é simples: ele pode ser usado por mulheres de todas as idades que precisam exercer controle sobre sua reprodução.
Portanto, o Mulher K separou as perguntas mais frequentes sobre o Diane 35 e destacou as respostas abaixo. Se você tem dúvidas sobre qual anticoncepcional usar, leia este artigo até o final.
Qual o valor do Diane 35?
Via de regra cada caixa tem um valor inferior a R$45,00, mas você deve analisar bem as farmácias de sua região antes de comprar pois poderá haver diferenças entre os as farmácias.
E se pesquisar bem, você encontra redes de farmácias que vendem este anticoncepcional em grandes quantidade e com descontos bastante altos.
As caixas contam com com uma cartela de 21 comprimidos, contudo através das nossas pesquisas encontramos farmácias que vendem até 3 cartelas do Diane por R$37,40 o que representa um desconto de mais da metade do valor original.
Diane 35 possui uma versão genérica?

Tem sim. E a versão genérica pode ser encontrada facilmente em farmácias e até em sites online. As garantias de funcionamento do remédio não mudam por ser uma versão genérica, entretanto o preço sim!
Portanto, se você quer buscar uma versão genérica, basta fazer a sua busca digitando o nome dos princípios ativos: acetato de ciproterona e etinilestradiol. Algumas marcas genéricas são a Artemidis, Diclin, Lydian e Repopil.
Diane 35 se vende sem receita?
Sim, vende sem receita. Mesmo se tratando de um medicamento, ele não é tarjado em níveis muito elevados portanto você pode chegar na farmácia e comprar sem receita: simples assim.
Veja mais:Herpes Genital: Prevenção, Sintomas e Tratamento
Como tenho acessa à bula do Diane 35?
A bula do Diane 35 estará presente na caixa do anticoncepcional, entretanto você também pode ter acesso a ela pesquisando online. Digite em seu navegador “Diane 35 bula” e acabe com todas as suas dúvidas.
Esqueci de tomar anticoncepcional:o que fazer?
Assim como todo medicamento anticoncepcional, se você quer que o Diane 35 faça o efeito desejado é importante ressaltar que você deve seguir à risca a forma de tomar esse anticoncepcional.
Se por acaso vier a esquecer de tomar ele algum dia, observe as seguintes situações:
- Se você esqueceu de tomar o comprimido no horário habitual e ainda não se passaram 12 horas desde o horário que deveria ter tomado, você não corre risco de engravidar. Portanto, tome o quanto antes e administre a próxima dose no horário correto;
- Contudo, se o esquecimento passou de 12 horas do horário habitual, o anticoncepcional já não funciona. Portanto se você manteve relações sexuais nesse período é importante buscar outra forma de se prevenir.
Entretanto, as condições do esquecimento dependem das variáveis. Se você esqueceu de tomar na primeira semana do início da medicação, está mais suscetíveis a resultarem em uma gravidez.
Esquecimento esporádico na segunda semana de administração tem menos chances de resultarem em uma gravidez não planejada, pois o anticoncepcional já está agindo em seu organismo.
Se você teve relações sexuais desprotegidas o ideal é tomar o comprimido assim que lembrar e continuar a tomar nos horários habituais dos dias seguintes.
Agora se houve esquecimento na terceira semana, você também não corre risco de engravidar, mas para que não haja dúvidas, interrompa a administração do anticoncepcional e espere 7 dias para que a menstruação se manifeste.
É importante ressaltar que essas hipóteses levam em consideração o esquecimento de 1 dia, se houveram mais situações o efeito do anticoncepcional está comprometido e não é indicado manter relações sexuais desprotegidas nesse período se você quiser evitar uma gravidez.
Onde encontro a fórmula do Diane 35?
Primeiramente é importante dizer que essas informações podem ser consultada na bula que vem dentro da caixa do Diane 35, mas também poderá ser encontrada na versão online da bula.
O Diane 35 é produzido nos laboratórios da Bayer. Cada caixa com 21 comprimidos possui: 2 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol.
É o acetato de ciproterona que contribui para o controle do desenvolvimento acelerado dos pelos, queda dos fios e auxilia na suavização de acnes e seborreia
Como devo tomar esse anticoncepcional?
Todas as orientações sobre como administrar o Diane 35 estarão presentes na bula que vem junto com cada caixa.
De maneira geral, o uso indicado é iniciar o consumo no primeiro dia do ciclo menstrual e tomar as 21 pílulas sem interrupção.
Indicamos que não haja escapes e que o anticoncepcional seja ingerido no mesmo horário todos os dias. Seguindo todas as orientações há mais chances de eficácia do Diane 35.
Após o término da cartela o fluxo menstrual da mulher deverá surgir em até 7 dias. O uso do anticoncepcional deverá ser retomado no 8ª dia, mesmo que o período da menstruação ainda não esteja encerrado.
Lembrando que qualquer falha na administração poderá comprometer os resultados esperados.
Terei alteração de peso após começar a tomar o Diane 35?
Mulheres que possuem tendência a ter retenção de líquidos relataram percepção do aumento da massa corporal após iniciar o uso de Diane 35.
Também há relatos de pacientes que sentiram a sensação de perda de peso durante a administração. Geralmente esses sintomas desaparecem após alguns meses.
A quais efeitos colaterais estarei exposta?
Qualquer medicamento que altere e atue diretamente com os hormônios poderá apresentar algum efeito colateral. Contudo, pessoas que tomam Diane 35 relatam:
- Dores corporais;
- Náusea;
- Tontura;
- Vômito;
- Alteração do humor;
- Retenção de líquidos;
- Aumento de massa corporal;
- Sinais de depressão;
- Diminuição da libido;
- Reações alérgicas;
- Trombose;
- Risco de derrame;
- Pressão alta;
- Urticária;
- Alguns tipos de tumores e cânceres;
- Pedra vesicular;
- Lúpus;
- Doença de Cronh;
- Colite ulcerativa.
Portanto, qualquer que seja a reação adversa que levante qualquer tipo de dúvida deve ser levada prontamente ao conhecimento de seu médico, e você deverá cessar imediatamente a administração do Diane 35.
Para mais conteúdo, clique aqui.