đŸ„‡ Cuidados com a coluna na hora de relaxar: saiba tudo AQUI! đŸ€”

OlĂĄ meninas!  Sabe quando vocĂȘ levou um dia cheio e, depois de horas sentada em uma cadeira, finalmente chega em casa e vai sentar naquela poltrona confortĂĄvel da sala? É bom, nĂŁo Ă©?

Mas, e naquelas vezes que, quando vocĂȘ senta na poltrona, sente aquela fisgada nas costas? AliĂĄs, Ă© de acabar com qualquer momento de relaxamento, nĂŁo Ă©? AlĂ©m disso, Ă© um sinal de que alguma coisa nĂŁo vai muito bem na sua coluna.

Algumas vezes, essa dor aparece justamente quando vocĂȘ começa a se exercitar e deixar o sedentarismo de lado.

NĂŁo, definitivamente, isso nĂŁo Ă© um sinal para que vocĂȘ pare e volte Ă  vida sedentĂĄria.

Na verdade, essas dores surgem quando vocĂȘ se alonga sem seguir as orientaçÔes corretas.

A coluna vertebral Ă© uma das partes fundamentais de nosso corpo, mas acaba sendo uma das mais negligenciadas. É super comum nos levantarmos e sentarmos de qualquer jeito, sem pensar no mal que pode causar. Ou entĂŁo, algo comum tambĂ©m Ă© erguermos mais peso do que nosso corpo aguenta.

Pois todo esse descuido e essa negligĂȘncia criam as situaçÔes ali de cima. AliĂĄs, em alguns casos essas dores podem evoluir para quadros muito mais complexos. Um exemplo disso sĂŁo as hĂ©rnias. Elas sĂŁo provocadas pela pressĂŁo que as vĂ©rtebras fora do lugar fazem sobre os nervos.

Portanto, Ă© fundamental tomar alguns cuidados com a sua coluna em todos os momentos, especialmente na hora de relaxar. Afinal de contas, Ă© justamente nesses momentos que a gente baixa a guarda e tende a cometer certos erros.

VocĂȘ, por acaso jĂĄ sentiu aquela fisgada ao tentar levantar algo pesado? Ou, entĂŁo, quando foi descansar, sentiu aquela dor aguda? Pois bem, entĂŁo esse artigo foi feito para vocĂȘ! Aqui vocĂȘ vai aprender tudo sobre como se alongar de forma correta e manter sua coluna saudĂĄvel. Basta acompanhar o texto atĂ© o final. Vamos lĂĄ?

Escolha o sofĂĄ ideal para o seu descanso

Quando vocĂȘ chega em casa, depois de um dia exaustivo, tudo o que vocĂȘ quer Ă© se jogar no sofĂĄ e passar horas nele. Seja trocando de canais, ouvindo mĂșsica ou tirando um cochilo, nĂŁo Ă©?

No entanto, para que o momento de descanso nĂŁo vire um momento de dor, vocĂȘ precisa escolher o sofĂĄ ideal para o seu descanso.

Se vocĂȘ gosta de ficar deitada no sofĂĄ assistindo TV, pode optar pelo sofĂĄ reclinĂĄvel.

Esse mĂłvel sai da posição sentada e, quando reclina para que vocĂȘ se deite, deixa sua coluna com a curvatura certa. Dessa forma, vocĂȘ evita aquelas conhecidas dores na hora de levantar.

Se vocĂȘ gosta mais do estilo tradicional, uma sugestĂŁo para relaxar Ă© o sofĂĄ de canto com braço esquerdo e ilha lado direito. Ele tem aquele formato tradicional das poltronas antigas e permite que vocĂȘ possa descansar sem prejudicar a sua coluna.

Se vocĂȘ prefere dormir antes do jantar, pode optar pelo tradicional sofĂĄ cama. Esse mĂłvel foi justamente desenvolvido para se tornar uma cama e dar o conforto e o espaço necessĂĄrios para que vocĂȘ possa dormir confortavelmente, com a coluna na posição certa.

Além disso, não precisa ficar com medo de parecer uma casa de vovó. Hoje em dia existem diversos sofås-cama com estilos contemporùneos e maravilhosos.

Confira o vĂ­deo que separei para vocĂȘ sobre o assunto:

Cuide da sua postura

Quando relaxamos, seja no sofĂĄ ou atĂ© mesmo na nossa prĂłpria cama, nĂŁo damos atenção Ă  postura. O sofĂĄ, aliĂĄs, Ă© o nĂșmero um das dores. Isso porque quando nos encolhemos para descansar, deixamos a coluna curvada de qualquer jeito.

Justamente por isso, para evitar as dores quando vocĂȘ estiver sentada confortavelmente no sofĂĄ, o correto Ă© manter a coluna reta. Dessa forma ela nĂŁo irĂĄ sobrecarregar os mĂșsculos ou os outros membros. Na hora de sentar ou de levantar, procure manter os ombros sempre retos, e fazer os movimentos do agachamento.

Fuja dos vĂ­cios de postura

Nos momentos em que relaxamos, Ă© super comum nos descuidarmos da postura ou adotarmos certos vĂ­cios que podem prejudicar a coluna. Um exemplo disso Ă© quando andamos curvados ou entĂŁo sentamos ou deitamos de qualquer jeito.

Para que vocĂȘ possa evitar as dores na coluna e o aparecimento de doenças como as hĂ©rnias, Ă© muito importante fugir desses vĂ­cios. Portanto:

  • Mantenha uma boa postura sempre;
  • Evite andar curvada;
  • NĂŁo carregue mais peso do que vocĂȘ consegue levantar.

Cuidado com os exercĂ­cios fĂ­sicos

Os exercĂ­cios fĂ­sicos sĂŁo uma incrĂ­vel alternativa para relaxar e ter uma boa noite de sono. No entanto, para isso, Ă© importante tomar certos cuidados com a coluna. Assim, vocĂȘ evita que o relaxamento cause consequĂȘncias que possam evoluir para um quadro de doença.

É importante usar sempre um calçado adequado, que seja resistente aos esforços que vocĂȘ farĂĄ durante as atividades. DĂȘ preferĂȘncia Ă queles que absorvem os impactos, anulando, assim, os danos causados Ă  coluna.

  • Preste atenção Ă  sua postura ao correr.
  • Evite ficar muito curvada;
  • Antes de usar aparelhos que fazem pressĂŁo no corpo, procure a orientação de um profissional.

Dessa forma, vocĂȘ evitarĂĄ o risco de causar lesĂ”es ao seu corpo.

Faça alongamentos diariamente

Quando relaxamos no sofĂĄ, por exemplo, depois daquele cochilo gostoso, Ă© super normal levantarmos de uma Ășnica vez, Ă s vezes atĂ© mesmo pulando de qualquer jeito.

Esse gesto de levantar sem qualquer preparo pode causar dores e até mesmo algumas lesÔes. Essas lesÔes podem ser leves ou até mesmo um pouco mais graves.

Para evitar esse problema, Ă© importante se alongar sempre que for se levantar, ainda que tenha vocĂȘ passado pouco tempo deitada ou sentada.

Estique os seus braços, as pernas, as costas, o pescoço e a cintura com movimentos suaves. Faça séries de 20 segundos para cada parte do corpo. Crie o håbito de fazer isso diariamente, reservando pelo menos 10 minutos do seu dia para essas pråticas.

Fique de olho na posição certa na hora de dormir

Sabe quando acordamos com aquela sensação de corpo travado? É uma das piores sensaçÔes, pois sentimos logo pela manhĂŁ e nada pior para começar o dia, nĂŁo Ă©? Isso Ă© resultado de uma posição incorreta na hora de dormir.

O ideal mesmo Ă© deitar-se em posição lateral, com as pernas flexionadas e com um travesseiro entre os joelhos. Se vocĂȘ preferir, pode tambĂ©m deitar de barriga para cima, com um travesseiro mĂ©dio, garantindo que vocĂȘ nĂŁo vai flexionar a coluna vertebral. O travesseiro que vocĂȘ for usar deve estar sempre alinhado com sua cabeça, de modo que vocĂȘ nĂŁo precise dobrar o pescoço para cima ou para baixo.

SĂŁo pequenos cuidados, nada que mude completamente a sua rotina. Adotando eles ao seu dia-a-dia vocĂȘ irĂĄ garantir uma melhor qualidade de vida, sem dores nas costas e sem prejudicar o seu corpo.

Confira o vĂ­deo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conteĂșdo, clique aqui.

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