đŸ„‡ Combatendo a Obesidade de forma SaudĂĄvel đŸ€”

OlĂĄ meninas! Hoje trouxe um assunto bem interessante e que, tenho certeza, vai ser de grande ajuda: o combate Ă  obesidade. VocĂȘ sabia que no Brasil, a cada cinco pessoas, uma estĂĄ acima do peso?

É claro que, quando falamos sobre obesidade, temos que lembrar de todas as complicaçÔes que podem surgir devido a ela. Os problemas da obesidade abrangem diversos campos, como:

  • FĂ­sico: diabetes, doenças respiratĂłrias, doenças cardiovasculares, problemas nas articulaçÔes, alĂ©m de problemas digestivos, entre outros;
  • PsicolĂłgico: baixa autoestima, depressĂŁo, ansiedade, distĂșrbios alimentares, etc.;
  • Sociais: isolamento da sociedade, discriminação no local de trabalho entre outros.

Quais as maneiras de combater a obesidade?

Em primeiro lugar, vocĂȘ precisa saber se faz parte dos grupos de risco. Procure descobrir se hĂĄ casos de obesidade na sua famĂ­lia, desde pais atĂ© irmĂŁos, tios, avĂłs.

Vale frisar tambĂ©m que nĂŁo basta ter apenas a predisposição genĂ©tica para que vocĂȘ apresente obesidade. É preciso que vocĂȘ tenha maus hĂĄbitos alimentares, nĂŁo pratique exercĂ­cios, etc. Enfim, sĂŁo diversos os fatores que contribuem para o surgimento da obesidade.

Procure calcular o seu IMC e, se possĂ­vel, meça a circunferĂȘncia da sua cintura. Lembre-se que o mais importante de tudo Ă© levar uma vida saudĂĄvel para viver mais e melhor. Portanto, antes de mais nada, responda Ă s perguntas que eu irei fazer:

Por que eu quero perder peso e melhorar minha forma fĂ­sica?

NĂŁo existe motivação melhor ou pior para perder peso. NinguĂ©m alĂ©m de vocĂȘ tem o direito de julgar ou invalidar quaisquer que sejam suas razĂ”es. Vale desde motivos mais gerais, como a perda de peso para evitar problemas de saĂșde, como os que eu citei lĂĄ no começo, atĂ© a vontade de emagrecer para caber em um determinado vestido. Sua motivação Ă© vocĂȘ quem faz!

As duas razĂ”es sĂŁo legĂ­timas e vocĂȘ, mais do que ninguĂ©m, deve encorajar a si mesma. A motivação Ă© fundamental para que vocĂȘ possa continuar o seu caminho, mesmo que algumas coisas nĂŁo saiam conforme o planejado. No entanto, nĂŁo se coloque para baixo nem se aterrorize para conseguir alcançar o seu objetivo. Essa nunca Ă© a melhor opção. Principalmente se for com crianças. A motivação sempre deve ser maior do que qualquer recriminação.

Algumas vezes, acaba sendo ainda mais eficaz manter o foco na aptidĂŁo fĂ­sica, querendo melhorar a sua saĂșde, seus mĂșsculos, sua resistĂȘncia, do que na perda de peso em si. Afinal, começando uma academia ou exercĂ­cios para melhorar suas condiçÔes fĂ­sicas, certamente farĂĄ com que, como consequĂȘncia, vocĂȘ perca peso.

Na maioria das vezes isso também ajuda nos seus sentimentos mais subconscientes, te ajudando a se manter motivada e focada sem desistir.

Confira o vĂ­deo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

O que posso mudar na minha dieta?

Muitas pessoas acabam deixando a maior parte do foco no que mudar em sua dieta, o que comer e o que nĂŁo comer para ter sucesso na perda de peso. NĂŁo existe uma resposta especĂ­fica para essa questĂŁo, afinal, cada organismo reage de uma forma diferente. VocĂȘ precisa começar uma autoavaliação: seja crĂ­tica e avalie seus hĂĄbitos alimentares.

Para ajudar, vocĂȘ pode separar um caderno para isso: anote nele tudo o que vocĂȘ comer durante o dia e qual a quantidade aproximada. Dessa forma vocĂȘ poderĂĄ avaliar de forma mais impessoal seus hĂĄbitos de alimentação e perceber as falhas. Outra dica Ă© planejar menus para o dia ou para a semana. Dessa forma vocĂȘ pode variar a comida durante os dias de semana sem cair naquela mesmice.

Existem diversos vĂ­deos na internet ensinando a fazer menus saudĂĄveis sem ter de abrir mĂŁo da carne, por exemplo, nem de uma guloseima uma vez ou outra. É claro que qualquer coisa em excesso faz mal. VocĂȘ nĂŁo pode viver sĂł de junk food, mas tambĂ©m nĂŁo precisa viver sĂł de salada. As duas coisas farĂŁo mal e te deixarĂŁo com falta de vitaminas no corpo.

AlĂ©m disso, vocĂȘ pode consultar um endocrinologista e um nutricionista para avaliar seus hĂĄbitos e se reeducar. A escolha de mudar tem que ser feita por vocĂȘ. Isso tem que ser uma decisĂŁo inteiramente sua, tudo o que eu posso fazer Ă© te ajudar por meio dessas dicas.

Vale ressaltar que não existe uma dieta perfeita para todos. Como eu disse, cada corpo é diferente e também reage de forma diferente.

Procure mudar seus hĂĄbitos alimentares aos poucos, e nĂŁo de forma radical. Insira novos alimentos aos poucos, substitua alguns outros, atĂ© que vocĂȘ consiga alcançar uma refeição que julga equilibrada.

Que atividade fĂ­sica devo escolher?

O importante nĂŁo Ă© a quantidade de esforço que vocĂȘ vai precisar fazer em cada exercĂ­cio. NĂŁo Ă© necessĂĄrio começar algo exĂłtico, como escalada, ou stand up paddle. O que importa mesmo Ă© começar!

Primeiramente, vocĂȘ tem que escolher uma atividade que respeite sua condição fĂ­sica e de saĂșde. É preciso dosar o peso que as articulaçÔes irĂŁo receber, para nĂŁo sobrecarregĂĄ-las. Se vocĂȘ tem pressĂŁo alta ou diabetes, pode conversar com seu mĂ©dico sobre as atividades fĂ­sicas mais aconselhĂĄveis.

Comece aos poucos, para que vocĂȘ respeite o ritmo do seu corpo, mas tambĂ©m para que ele vĂĄ se acostumando ao ritmo dessa nova atividade fĂ­sica. É claro que no começo podem surgir alguns incĂŽmodos ou dores, afinal, seu corpo estava acostumado ao sedentarismo e vai reclamar dessa mudança. Cabe a vocĂȘ dosar para que essa mudança seja feita de forma gradual, mas constante.

VocĂȘ pode começar com pequenas caminhadas, pode andar de bicicleta ou entĂŁo começar praticando pequenas corridas no seu bairro. Vale lembrar que muitas atividades que sĂŁo feitas em grupo, como aerĂłbica ou dança, sĂŁo excelentes, pois o apoio de outras pessoas irĂĄ te incentivar a continuar focada nos seus objetivos. Se prefere atividades ao ar livre, vocĂȘ pode sair para nadar, por exemplo, correr em um parque, fazer aulas de spinning, lembrando sempre de respeitar a carga mĂĄxima indicada pelo profissional.

Existem diversas atividades as quais vocĂȘ pode começar para combater a obesidade. Procure algo que vocĂȘ realmente goste, ou entĂŁo, se ainda nĂŁo descobriu nada, tente alguma delas! Se vocĂȘ nĂŁo gostar pode parar e tentar uma outra! O importante Ă© continuar sempre em frente, buscando sempre uma vida com saĂșde e disposição!

Confira o vĂ­deo que separamos para vocĂȘ sobre o assunto:

Para mais conteĂșdo, clique aqui.

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