ūü•á Combatendo a Obesidade de forma Saud√°vel ūü§Ē

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Olá meninas! Hoje trouxe um assunto bem interessante e que, tenho certeza, vai ser de grande ajuda: o combate à obesidade. Você sabia que no Brasil, a cada cinco pessoas, uma está acima do peso?

√Č claro que, quando falamos sobre obesidade, temos que lembrar de todas as complica√ß√Ķes que podem surgir devido a ela. Os problemas da obesidade abrangem diversos campos, como:

  • F√≠sico: diabetes, doen√ßas respirat√≥rias, doen√ßas cardiovasculares, problemas nas articula√ß√Ķes, al√©m de problemas digestivos, entre outros;
  • Psicol√≥gico: baixa autoestima, depress√£o, ansiedade, dist√ļrbios alimentares, etc.;
  • Sociais: isolamento da sociedade, discrimina√ß√£o no local de trabalho entre outros.

Quais as maneiras de combater a obesidade?

Em primeiro lugar, você precisa saber se faz parte dos grupos de risco. Procure descobrir se há casos de obesidade na sua família, desde pais até irmãos, tios, avós.

Vale frisar tamb√©m que n√£o basta ter apenas a predisposi√ß√£o gen√©tica para que voc√™ apresente obesidade. √Č preciso que voc√™ tenha maus h√°bitos alimentares, n√£o pratique exerc√≠cios, etc. Enfim, s√£o diversos os fatores que contribuem para o surgimento da obesidade.

Procure calcular o seu IMC e, se possível, meça a circunferência da sua cintura. Lembre-se que o mais importante de tudo é levar uma vida saudável para viver mais e melhor. Portanto, antes de mais nada, responda às perguntas que eu irei fazer:

Por que eu quero perder peso e melhorar minha forma física?

N√£o existe motiva√ß√£o melhor ou pior para perder peso. Ningu√©m al√©m de voc√™ tem o direito de julgar ou invalidar quaisquer que sejam suas raz√Ķes. Vale desde motivos mais gerais, como a perda de peso para evitar problemas de sa√ļde, como os que eu citei l√° no come√ßo, at√© a vontade de emagrecer para caber em um determinado vestido. Sua motiva√ß√£o √© voc√™ quem faz!

As duas raz√Ķes s√£o leg√≠timas e voc√™, mais do que ningu√©m, deve encorajar a si mesma.¬†A motiva√ß√£o √© fundamental para que voc√™ possa continuar o seu caminho, mesmo que algumas coisas n√£o saiam conforme o planejado. No entanto, n√£o se coloque para baixo nem se aterrorize para conseguir alcan√ßar o seu objetivo. Essa nunca √© a melhor op√ß√£o. Principalmente se for com crian√ßas. A motiva√ß√£o sempre deve ser maior do que qualquer recrimina√ß√£o.

Algumas vezes, acaba sendo ainda mais eficaz manter o foco na aptid√£o f√≠sica, querendo melhorar a sua sa√ļde, seus m√ļsculos, sua resist√™ncia, do que na perda de peso em si. Afinal, come√ßando uma academia ou exerc√≠cios para melhorar suas condi√ß√Ķes f√≠sicas, certamente far√° com que, como consequ√™ncia, voc√™ perca peso.

Na maioria das vezes isso também ajuda nos seus sentimentos mais subconscientes, te ajudando a se manter motivada e focada sem desistir.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

O que posso mudar na minha dieta?

Muitas pessoas acabam deixando a maior parte do foco no que mudar em sua dieta, o que comer e o que não comer para ter sucesso na perda de peso. Não existe uma resposta específica para essa questão, afinal, cada organismo reage de uma forma diferente. Você precisa começar uma autoavaliação: seja crítica e avalie seus hábitos alimentares.

Para ajudar, você pode separar um caderno para isso: anote nele tudo o que você comer durante o dia e qual a quantidade aproximada. Dessa forma você poderá avaliar de forma mais impessoal seus hábitos de alimentação e perceber as falhas. Outra dica é planejar menus para o dia ou para a semana. Dessa forma você pode variar a comida durante os dias de semana sem cair naquela mesmice.

Existem diversos v√≠deos na internet ensinando a fazer menus saud√°veis sem ter de abrir m√£o da carne, por exemplo, nem de uma guloseima uma vez ou outra. √Č claro que qualquer coisa em excesso faz mal. Voc√™ n√£o pode viver s√≥ de junk food, mas tamb√©m n√£o precisa viver s√≥ de salada. As duas coisas far√£o mal e te deixar√£o com falta de vitaminas no corpo.

Além disso, você pode consultar um endocrinologista e um nutricionista para avaliar seus hábitos e se reeducar. A escolha de mudar tem que ser feita por você. Isso tem que ser uma decisão inteiramente sua, tudo o que eu posso fazer é te ajudar por meio dessas dicas.

Vale ressaltar que não existe uma dieta perfeita para todos. Como eu disse, cada corpo é diferente e também reage de forma diferente.

Procure mudar seus hábitos alimentares aos poucos, e não de forma radical. Insira novos alimentos aos poucos, substitua alguns outros, até que você consiga alcançar uma refeição que julga equilibrada.

Que atividade física devo escolher?

O importante não é a quantidade de esforço que você vai precisar fazer em cada exercício. Não é necessário começar algo exótico, como escalada, ou stand up paddle. O que importa mesmo é começar!

Primeiramente, voc√™ tem que escolher uma atividade que respeite sua condi√ß√£o f√≠sica e de sa√ļde. √Č preciso dosar o peso que as articula√ß√Ķes ir√£o receber, para n√£o sobrecarreg√°-las. Se voc√™ tem press√£o alta ou diabetes, pode conversar com seu m√©dico sobre as atividades f√≠sicas mais aconselh√°veis.

Comece aos poucos, para que voc√™ respeite o ritmo do seu corpo, mas tamb√©m para que ele v√° se acostumando ao ritmo dessa nova atividade f√≠sica. √Č claro que no come√ßo podem surgir alguns inc√īmodos ou dores, afinal, seu corpo estava acostumado ao sedentarismo e vai reclamar dessa mudan√ßa. Cabe a voc√™ dosar para que essa mudan√ßa seja feita de forma gradual, mas constante.

Você pode começar com pequenas caminhadas, pode andar de bicicleta ou então começar praticando pequenas corridas no seu bairro. Vale lembrar que muitas atividades que são feitas em grupo, como aeróbica ou dança, são excelentes, pois o apoio de outras pessoas irá te incentivar a continuar focada nos seus objetivos. Se prefere atividades ao ar livre, você pode sair para nadar, por exemplo, correr em um parque, fazer aulas de spinning, lembrando sempre de respeitar a carga máxima indicada pelo profissional.

Existem diversas atividades as quais voc√™ pode come√ßar para combater a obesidade. Procure algo que voc√™ realmente goste, ou ent√£o, se ainda n√£o descobriu nada, tente alguma delas! Se voc√™ n√£o gostar pode parar e tentar uma outra! O importante √© continuar sempre em frente, buscando sempre uma vida com sa√ļde e disposi√ß√£o!

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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