Olá meninas! Hoje vou falar sobre um assunto super importante a todas nĂłs, mulheres: O cisto no ovário.  Esse Ă© um problema bastante comum nas mulheres, especialmente nas mulheres que ainda estĂŁo em seu perĂodo fĂ©rtil. O nĂşmero de casos chega a 2 milhões por ano, aqui no Brasil. Ainda assim, esse problema causa enormes preocupações.
Um medo bastante comum das mulheres portadoras de cisto no ovário Ă© que isso dificulte a gravidez ou atĂ© mesmo que isso as torne infĂ©rteis. No entanto, será que isso Ă© realmente possĂvel?
Se você quer saber a resposta dessa pergunta e esclarecer muitas outras dúvidas sobre esse problema, é só acompanhar esse artigo até o final. Vem comigo!
O que é o cisto no ovário?
O cisto no ovário Ă©, de modo geral, uma bolsa contendo lĂquido que pode surgir dentro, fora ou sobre o ovário. Os cistos costumam aparecer quando existe um descontrole hormonal e isso nĂŁo afeta a ovulação.
No geral, esses cistos se manifestam em mulheres na idade adulta, especialmente nas que estão entre os 20 e os 35 anos e que tem alguma doença inflamatória pélvica ou então nas que são portadoras de endometriose.
Confira o vĂdeo que separei para vocĂŞ sobre o assunto:
Quais sĂŁo os tipos de cistos?
Existem diversos tipos de cistos no ovário. O tipo de cisto irá influenciar nos exames necessários para o seu diagnóstico e também na forma como seu tratamento será feito. Veja agora todos os tipos:
Cisto folicular
Esse Ă© o mais comum dentre os tipos de cistos. O cisto folicular se forma quando nĂŁo existe ovulação e o folĂculo nĂŁo libera o Ăłculo, o que resulta na formação do cisto. Essas bolsas tem, geralmente, o tamanho máximo de 6%.
Além disso, grande parte das mulheres que possuem cistos foliculares costumam sentir dor. Para que possa ser descoberto, é necessário realizar um exame de ultrassom.
Cisto LĂşteo
Esse tipo de cisto pode sofrer rompimento durante a menstruação e demorar até cerca de três meses para que possa desaparecer por completo.
Ele surge da seguinte forma: quando o folĂculo se rompe, o corpo passa a liberar hormĂ´nios com o intuito de preparar o corpo para que o Ăłvulo seja fecundado. Quando isso nĂŁo acontece, o corpo lĂşteo Ă© descartado.
Em determinadas situações, esse corpo pode ficar cheio de sangue ou de fluĂdo e entrar em expansĂŁo. Isso se transforma em um cisto, que pode atingir atĂ© 10 centĂmetros. Entretanto, esse tipo de cisto nĂŁo manifesta sintomas.
Cisto hemorrágico
O cisto hemorrágico surge no ovário e pode aparecer ou desaparecer de forma natural no intervalo entre os ciclos menstruais.
De modo geral, não é preciso ser feito nenhum tratamento. Porém, quando acontecem situações graves, é preciso realizar uma intervenção cirúrgica.
Quais são os sintomas dos cistos no ovário?
Ainda que a maioria dos cistos passe despercebida, algumas mulheres chegam a sentir dores, que surgem durante as relações sexuais, além de inchaço no abdômen, dor ao ir ao banheiro e também dor pélvica.
Já em alguns outros casos, pode ocorrer uma torção ou ruptura, sangramento e também dor abdominal aguda.
Como Ă© feito o tratamento dos cistos?
Geralmente, os cistos no ovário não necessitam de tratamento, pois desaparecem de forma natural. Só é preciso que seja feito um acompanhamento médico, até que o cisto possa ser eliminado de forma completa.
Entretanto, alguns casos necessitam de tratamento especializado, para que o cisto não cresça de forma descontrolada ou provoque até mesmo consequências mais sérias.
Portanto, pode ser recomendado que a mulher passe a tomar medicamentos anticoncepcionais, para que dessa forma possa impedir o aparecimento . Além disso, também pode se fazer necessária a realização de uma cirurgia, para que o cisto possa ser completamente removido.
Contudo, esse tipo de cirurgia Ă© realizada somente em Ăşltimo caso, quando os outros tratamentos nĂŁo apresentaram resultados significativos.
Como é feita a cirurgia para a retirada dos cistos no ovário?
A cirurgia para a remoção dos cistos no ovário é bastante delicada e só é prescrita em casos extremos. Ao longo desse procedimento, o médico remove apenas os cistos, sem que atinja os ovários.
No entanto, caso seja detectada a presença de um tumor maligno durante os exames, pode ser necessária a retirada completa dos ovários, para que isso possa impedir que o câncer se espalhe para os outros órgãos saudáveis.
Cistos no ovário podem atrapalhar a gravidez?
O medo bastante comum de que os cistos no ovário tornem a gravidez mais difĂcil Ă© o maior temor de se tornar infĂ©rtil.
Porém, esse medo é injustificado na maioria dos casos. Afinal de contas, geralmente esses cistos desaparecem sozinhos e não há necessidade de intervenção cirúrgica.
Esses cistos provocam, no máximo, pequenos desconfortos, mas não influenciam na ovulação. É justamente isso o que faz com que muitas mulheres convivam com os cistos por anos, sem nem desconfiar que os tem.
Em suma, os cistos podem dificultar que a mulher engravide, mas não impede que isso ocorra. Entretanto, caso a gravidez já esteja em curso, é preciso muita atenção ao tamanho do cisto, pois alguns deles podem provocar abortos.
AlĂ©m do mais, os cistos considerados malignos podem colocar a vida da mĂŁe e do bebĂŞ em risco, sendo necessário um acompanhamento mĂ©dico durante todo o perĂodo da gravidez.
Qual a diferença entre cistos no ovário e ovário policĂstico?
Essa Ă© uma dĂşvida super comum que muitas mulheres tĂŞm. Acaba existindo uma confusĂŁo entre cistos no ovário e o quadro de ovário policĂstico.
Primeiramente, Ă© importante esclarecer que se tratam de dois problemas bem diferentes. O cisto no ovário tem como principal caracterĂstica uma Ăşnica bolsa com conteĂşdo lĂquido. Já no que se refere Ă sĂndrome dos ovários policĂsticos (SOP), sua denominação Ă© o quadro em que os ovários aumentam de tamanho e ficam repletos de bolsas contendo um material lĂquido ou semi-sĂłlido.
As pessoas que tem a SOP pode sofrer, ainda, de transtornos fĂsicos e desequilĂbrios hormonais. Isso tudo pode ser tanto a causa quanto a consequĂŞncia desta doença.
AlĂ©m do mais, os ovários policĂsticos sĂŁo um dos principais motivos pelos quais várias mulheres acabam tendo dificuldade para engravidar.
Como prevenir os cistos no ovário?
Para que você possa prevenir o surgimento de cistos no ovário, é preciso ir regularmente ao ginecologista, de preferência mensalmente ou, ao menos, a cada 6 meses.
Portanto, procure conversar com seu médico. Comente sobre qualquer sintoma que você venha a apresentar e faça exames regularmente. Caso você tenha endometriose ou o histórico de cistos no ovário, é recomendado o uso de anticoncepcionais regularmente. Dessa forma você poderá impedir o surgimento novos cistos.
Confira o vĂdeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais: