ūü•á Alimentos Ricos em Fibras: saiba tudo AQUI! ūü§Ē

Olá meninas! Atualmente, grande parte das pessoas já sabe que uma quantidade elevada de fibras no organismo é imprescindível para se manter saudável. Afinal, as fibras têm como principal função auxiliar no trato intestinal, evitando que ocorra o inchaço abdominal, a dor de cabeça e as outras consequências do intestino preso.

Existem diversos produtos que prometem a reposição de fibras, como os iogurtes. No entanto, é possível ingerir esse nutriente por meio de alimentos. Basta acrescentá-los pouco a pouco na dieta. Se você deseja saber mais sobre alimentos que são fontes de fibra, esse artigo é para você! Vamos lá?

Por que as fibras s√£o importantes?

Não é nada incomum encontrar nos rótulos, sejam de produtos industrializados ou naturais avisos sobre a presença de fibras, para que os consumidores fiquem atraídos. Realmente, esse nutriente é super importante para o funcionamento saudável do corpo, inclusive para o emagrecimento.

As pessoas que n√£o t√™m um intestino ativo tendem a ficar com o abd√īmen inchado e reter l√≠quidos. Isso √© solucionado pela¬† ingest√£o de fibras, que tornam a flora intestinal mais saud√°vel.

Al√©m disso, os alimentos ricos em fibras tamb√©m costumam reduzir a fome.¬† As fibras deixam o est√īmago saciado por mais tempo. Com a menor ingest√£o de alimentos, o emagrecimento √© facilitado. As fibras tamb√©m ajudam a equilibrar os n√≠veis de a√ß√ļcar no corpo. Isso faz delas grandes aliadas no combate √† diabetes.

Al√©m de tudo isso, o consumo regular de fibras ajuda a melhorar o humor. Todos sabemos que os problemas intestinais costumam deixar as pessoas desconfort√°veis e irritadi√ßas. Com o tr√Ęnsito intestinal normalizado, o bom humor pode ser restaurado.

Quais s√£o os alimentos ricos em fibras?

As leguminosas são uma ótima fonte de fibra. Principalmente o feijão preto, que também contém magnésio e altos níveis de cálcio. Além disso, é importante consumir lentilhas para repor as fibras. Você encontra 8 g de fibras a cada 100g de lentilha, que, aliás, também contém vitamina C.

Diversos gr√£os beneficiam a sa√ļde por serem ricos em fibras, como a aveia. Ela cont√©m vitamina do completo B e √© √≥tima para manter o peso. A quinoa √© outro gr√£o bastante consumido por quem busca uma vida saud√°vel. Ali√°s, ela pode substituir o arroz branco.

Os alimentos integrais também são uma ótima forma de incluir as fibras na alimentação, como o pão integral. Ele é ideal para quem gosta de pão, mas não quer engordar, pois apresenta 1,1 g de fibras. O arroz integral também possui um alto nível de fibras e é muito mais saudável que o arroz branco. Aliás, ele melhora a saciedade e contém cálcio.

As frutas são uma ótima pedida para quem precisa consumir fibras.

Muitas frutas contam com esse nutriente e são ótimas para consumir cruas ou para fazer receitas. A maçã, por exemplo, tem altos níveis de fibra, além de vitamina A e ferro. Para aproveitá-la completamente, você pode comer em pedaços assados, com um pouco de canela ou de aveia. Outra receita incrível é consumi-la juntamente com iogurte natural.

O morango √© uma op√ß√£o mais doce, mas que tamb√©m cont√©m bastante fibra: meia x√≠cara d morangos somam 3 g. √Č ideal para fazer vitaminas naturais ou ent√£o para ser comido sozinho. Al√©m disso, pode-se adicionar linha√ßa em cima ou at√© mesmo aveia.

As am√™ndoas possuem um n√ļmero incr√≠vel de fibras: cada por√ß√£o de 100 g apresenta 12 g desse nutriente. Portanto, √© muito importante n√£o abusar. No entanto, pode-se comer algumas como lanche ou ent√£o acrescent√°-las em bolos light, por exemplo. Ali√°s, a am√™ndoa tamb√©m possui gorduras boas para a sa√ļde e muita prote√≠na.

O consumo regular de pera também é muito indicado para a reposição de fibras. Entretanto, é preciso comê-la com a casca. Assim, você estará ingerindo 5,5 g de fibra. Escolher as mais aguadas é uma boa opção para quem deseja comer a pera crua, podendo-se também assá-la com canela.

A banana é muito conhecida por ser uma fonte incrível de potássio, mas ela tem mais de 3 g de fibras. Por isso, comer banana picada com aveia é um ótimo café da manhã para o dia-a-dia.

A uva passa não precisa ser consumida apenas no Natal: é muito importante comê-la durante todo o ano, pois ela concentra 3,6 g de fibras a cada porção de 100 g. Isso sem falar que também possui vitamina C.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Qual √© a diferen√ßa entre fibra sol√ļvel e fibra insol√ļvel?

Elas s√£o duas categorias de fibras e as duas trazem benef√≠cios ao corpo: as fibras insol√ļveis s√£o as que n√£o se dissolvem na √°gua e sua fun√ß√£o √© melhorar o funcionamento do intestino. Al√©m disso, elas tamb√©m reduzem as doen√ßas comumente associadas ao sistema excretor, como as hemorroidas.

As fibras sol√ļveis, por sua vez, s√£o as que se dissolvem na √°gua. Elas criam uma esp√©cie de gel que ocupa uma parte do est√īmago. Por esse motivo, geralmente diminuem a fome. Existem ainda outros benef√≠cios das fibras sol√ļveis, como: baixar o n√≠vel de a√ß√ļcar e tamb√©m de colesterol ruim.

Como incluir as fibras na alimentação?

Consumir descontroladamente alimentos ricos em fibras, no entanto, pode fazer mal ao intestino. Por ser muito estimulado, pode gerar flatulência e outros desconfortos. Sendo assim, é preciso incluir a fibra na dieta aos poucos. Uma ótima forma de fazer isso é verificar os rótulos dos produtos. Ao invés de comprar o biscoito que não fibras,  por que não levar um semelhante, mas que tenha uma quantidade maior de fibras?

Existem ainda alguns alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade quando se pretende ter uma dieta rica em fibras. S√£o eles: o polvilho, a semolina, a farinha de trigo refinada, a maisena, o fub√° e, acima de tudo, o arroz branco.

Al√©m de consumir alimentos ricos em fibras, √© indispens√°vel consumir muita √°gua diariamente. Independentemente se a sua inten√ß√£o for melhorar o tr√Ęnsito intestinal ou conseguir saciedade. Saiba que nenhum dos efeitos vai ser alcan√ßado se voc√™ n√£o consumir os n√≠veis apropriados de √°gua.

Caso voc√™ procure aveia em flocos, voc√™ encontra na sess√£o de cereais do supermercado. Al√©m disso, voc√™ tamb√©m encontra em lojas de produtos naturais, que oferecem v√°rias vers√Ķes da aveia, at√© mesmo em farinha. Essas lojas tamb√©m costumam vender quinoa e am√™ndoas, al√©m de balas diet√©ticas, com boas concentra√ß√Ķes de fibras.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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