🥇 Alimentos Ricos em Fibras: saiba tudo AQUI! 🤔

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Olá meninas! Atualmente, grande parte das pessoas já sabe que uma quantidade elevada de fibras no organismo é imprescindível para se manter saudável. Afinal, as fibras têm como principal função auxiliar no trato intestinal, evitando que ocorra o inchaço abdominal, a dor de cabeça e as outras consequências do intestino preso.

Existem diversos produtos que prometem a reposição de fibras, como os iogurtes. No entanto, é possível ingerir esse nutriente por meio de alimentos. Basta acrescentá-los pouco a pouco na dieta. Se você deseja saber mais sobre alimentos que são fontes de fibra, esse artigo é para você! Vamos lá?

Por que as fibras são importantes?

Não é nada incomum encontrar nos rótulos, sejam de produtos industrializados ou naturais avisos sobre a presença de fibras, para que os consumidores fiquem atraídos. Realmente, esse nutriente é super importante para o funcionamento saudável do corpo, inclusive para o emagrecimento.

As pessoas que não têm um intestino ativo tendem a ficar com o abdômen inchado e reter líquidos. Isso é solucionado pela  ingestão de fibras, que tornam a flora intestinal mais saudável.

Além disso, os alimentos ricos em fibras também costumam reduzir a fome.  As fibras deixam o estômago saciado por mais tempo. Com a menor ingestão de alimentos, o emagrecimento é facilitado. As fibras também ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no corpo. Isso faz delas grandes aliadas no combate à diabetes.

Além de tudo isso, o consumo regular de fibras ajuda a melhorar o humor. Todos sabemos que os problemas intestinais costumam deixar as pessoas desconfortáveis e irritadiças. Com o trânsito intestinal normalizado, o bom humor pode ser restaurado.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

As leguminosas são uma ótima fonte de fibra. Principalmente o feijão preto, que também contém magnésio e altos níveis de cálcio. Além disso, é importante consumir lentilhas para repor as fibras. Você encontra 8 g de fibras a cada 100g de lentilha, que, aliás, também contém vitamina C.

Diversos grãos beneficiam a saúde por serem ricos em fibras, como a aveia. Ela contém vitamina do completo B e é ótima para manter o peso. A quinoa é outro grão bastante consumido por quem busca uma vida saudável. Aliás, ela pode substituir o arroz branco.

Os alimentos integrais também são uma ótima forma de incluir as fibras na alimentação, como o pão integral. Ele é ideal para quem gosta de pão, mas não quer engordar, pois apresenta 1,1 g de fibras. O arroz integral também possui um alto nível de fibras e é muito mais saudável que o arroz branco. Aliás, ele melhora a saciedade e contém cálcio.

As frutas são uma ótima pedida para quem precisa consumir fibras.

Muitas frutas contam com esse nutriente e são ótimas para consumir cruas ou para fazer receitas. A maçã, por exemplo, tem altos níveis de fibra, além de vitamina A e ferro. Para aproveitá-la completamente, você pode comer em pedaços assados, com um pouco de canela ou de aveia. Outra receita incrível é consumi-la juntamente com iogurte natural.

O morango é uma opção mais doce, mas que também contém bastante fibra: meia xícara d morangos somam 3 g. É ideal para fazer vitaminas naturais ou então para ser comido sozinho. Além disso, pode-se adicionar linhaça em cima ou até mesmo aveia.

As amêndoas possuem um número incrível de fibras: cada porção de 100 g apresenta 12 g desse nutriente. Portanto, é muito importante não abusar. No entanto, pode-se comer algumas como lanche ou então acrescentá-las em bolos light, por exemplo. Aliás, a amêndoa também possui gorduras boas para a saúde e muita proteína.

O consumo regular de pera também é muito indicado para a reposição de fibras. Entretanto, é preciso comê-la com a casca. Assim, você estará ingerindo 5,5 g de fibra. Escolher as mais aguadas é uma boa opção para quem deseja comer a pera crua, podendo-se também assá-la com canela.

A banana é muito conhecida por ser uma fonte incrível de potássio, mas ela tem mais de 3 g de fibras. Por isso, comer banana picada com aveia é um ótimo café da manhã para o dia-a-dia.

A uva passa não precisa ser consumida apenas no Natal: é muito importante comê-la durante todo o ano, pois ela concentra 3,6 g de fibras a cada porção de 100 g. Isso sem falar que também possui vitamina C.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Qual é a diferença entre fibra solúvel e fibra insolúvel?

Elas são duas categorias de fibras e as duas trazem benefícios ao corpo: as fibras insolúveis são as que não se dissolvem na água e sua função é melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, elas também reduzem as doenças comumente associadas ao sistema excretor, como as hemorroidas.

As fibras solúveis, por sua vez, são as que se dissolvem na água. Elas criam uma espécie de gel que ocupa uma parte do estômago. Por esse motivo, geralmente diminuem a fome. Existem ainda outros benefícios das fibras solúveis, como: baixar o nível de açúcar e também de colesterol ruim.

Como incluir as fibras na alimentação?

Consumir descontroladamente alimentos ricos em fibras, no entanto, pode fazer mal ao intestino. Por ser muito estimulado, pode gerar flatulência e outros desconfortos. Sendo assim, é preciso incluir a fibra na dieta aos poucos. Uma ótima forma de fazer isso é verificar os rótulos dos produtos. Ao invés de comprar o biscoito que não fibras,  por que não levar um semelhante, mas que tenha uma quantidade maior de fibras?

Existem ainda alguns alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade quando se pretende ter uma dieta rica em fibras. São eles: o polvilho, a semolina, a farinha de trigo refinada, a maisena, o fubá e, acima de tudo, o arroz branco.

Além de consumir alimentos ricos em fibras, é indispensável consumir muita água diariamente. Independentemente se a sua intenção for melhorar o trânsito intestinal ou conseguir saciedade. Saiba que nenhum dos efeitos vai ser alcançado se você não consumir os níveis apropriados de água.

Caso você procure aveia em flocos, você encontra na sessão de cereais do supermercado. Além disso, você também encontra em lojas de produtos naturais, que oferecem várias versões da aveia, até mesmo em farinha. Essas lojas também costumam vender quinoa e amêndoas, além de balas dietéticas, com boas concentrações de fibras.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conteúdo, clique aqui.

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