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O que é pressão alta?

A press√£o alta √© uma doen√ßa bastante comum, que atinge cerca de 2 milh√Ķes de brasileiros por ano. Ela faz com que o sangue circule com maior press√£o do que o normal. √Č fundamental mant√™-la controlada sempre, pois o aumento da press√£o pode causar problemas cardiovasculares e levar √† morte. Quando o quadro de press√£o alta √© diagnosticado logo no come√ßo, pode ser tratado rapidamente.

O maior vilão por trás do aumento da pressão arterial é o sódio. No entanto, reduzir o consumo de sódio para baixar a pressão arterial nem sempre resolve.

Nesse caso é indicado incluir alimentos que ajudam a baixar a pressão, pois, além de possuir pouca quantidade de sódio, também fornecem bons índices de cálcio, magnésio e potássio.

Separei uma lista com os alimentos mais indicados para baixar a press√£o arterial. Dessa forma, voc√™ poder√° levar uma vida mais saud√°vel trazendo ainda mais sabor √†s suas refei√ß√Ķes!

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Frutas

  • Banana

o consumo de banana baixa a press√£o arterial e tamb√©m ajuda a repor as energias que voc√™ gasta. Al√©m disso tamb√©m diminui a sensa√ß√£o de stress. A banana √© uma fruta muito vers√°til e pode ser usada em diferentes tipos de refei√ß√Ķes, tanto nos pratos salgados quanto nas sobremesas.

  • Abacate

S√≥ a metade de um abacate j√° possui uma alta presen√ßa de minerais e gorduras saud√°veis para o cora√ß√£o. Esses minerais e gorduras boas tamb√©m melhoram a sa√ļde como um todo. O abacate pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, desde amassadinho no prato com um pouco de a√ß√ļcar, at√© o delicioso guacamole.

Um abacate também pode ser misturado a saladas, molhos, mousses de abacate ou até mesmo shakes.

  • Kiwi

Essa fruta fornece cálcio, magnésio e potássio em uma quantidade ideal para o dia a dia. De moro geral, pode ser encontrado durante a maior parte do ano.

Além de baixar consideravelmente a pressão, o kiwi possui uma boa quantidade de vitamina C. Aliás, o Kiwi é ainda mais poderoso do que as laranjas na quantidade de vitamina C. Pode ser usado para fazer pratos doces e salgados, bem como sucos, sorvetes e saladas de fruta.

  • Uva-passa

Apesar de geralmente ser consumida apenas em época natalina, a uva passa é indicada para os hipertensos. Ela reduza pressão arterial devido aos antioxidantes que são encontrados na casca da uva. O consumo ideal é uma colher de sopa de uva-passa diariamente.

  • P√™ssegos e nectarinas

Um p√™ssego ou nectarina tem a quantidade certa de c√°lcio, magn√©sio, e pot√°ssio para uma pessoa. Fatias de p√™ssego fresco s√£o deliciosas. Os p√™ssegos podem ser congelados, assim como as nectarinas, e podem ser usados para fazer sucos, vitaminas, ou at√© mesmo acompanhar outras refei√ß√Ķes.

Verduras e legumes

  • Piment√£o Vermelho

Um copo com pimentão vermelho equivale a 1% de cálcio, 4% de magnésio, e 9% de potássio. Você pode armazenar o pimentão vermelho na geladeira por até 10 dias. Procure mantê-lo sempre seco, mas sem deixar que ele desidrate. O pimentão vermelho pode ser congelado, para que possa ser usado futuramente.

Uma dica é deixá-lo já picado em cubinhos e congelado. Dessa forma fica bem mais fácil de usar em suas receitas. Esse é um legume que vai super bem em diversas receitas, como sopas, arroz, carnes, molhos de tomate e omeletes.

  • Beterraba

A beterraba é uma forte aliada no tratamento da pressão alta, pois diminui a pressão do coração, quando ele se contrai. Ela pode ser consumida cozida, em saladas, bolos e sanduíches, crua ou cozida. Seu suco também é uma ótima opção e pode ser usado como corante em bolos e doces.

  • Couve

A couve pode ser consumida crua ou cozida. Em qualquer uma das op√ß√Ķes ela continuar√° fornecendo bons n√≠veis de c√°lcio, magn√©sio e o pot√°ssio necess√°rios para o dia-a-dia. A couve √© muito consumida, pois tem uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a proteger as c√©lulas.

O ácido alfa-linolênico, que está presente nela, é uma ótima fonte de gorduras que atuam como anti-inflamatório.

  • Br√≥colis

O br√≥colis √© rico em c√°lcio, magn√©sio e pot√°ssio na quantidade ideal para o dia-a-dia. Ele √© uma √≥tima fonte de fitonutrientes que ajudam a combater o c√Ęncer. Por possuir uma grande quantidade de fibras, o br√≥colis √© um alimento importante, que sacia e diminui a sensa√ß√£o de fome.

Ele pode compor saladas ou até mesmo ser servido acompanhando carnes, massas ou molhos.

Peixes

  • Salm√£o

O salm√£o cont√©m grandes quantidades de pot√°ssio. Al√©m disso, possui diversos elementos ben√©ficos √† sa√ļde, como √°cidos graxos, √īmega 3, etc. Eles ajudam a estabilizar o colesterol no sangue, diminuindo as chances de desenvolver doen√ßas cardiovasculares.

  • Til√°pia

Uma por√ß√£o de 113 g ir√° fornecer boas porcentagens de magn√©sio e pot√°ssio na quantidade ideal para o dia. A til√°pia tem um sabor suave e pode ser encontrada o ano todo nas vers√Ķes fresca ou congelada. Ela pode ser assada ou cozinhada com temperos que realcem ainda mais o sabor.

Esse peixe apresenta níveis super baixos de toxinas ambientais e é uma ótima escolha sustentável.

Sementes

  • Sementes de girassol

Elas baixam a pressão arterial e são uma grande fonte de magnésio. No entanto, é importante frisar que as sementes de girassol devem ser consumidas sem sal, visto que sua finalidade é baixar a pressão. As sementes podem ser usadas em saladas, em iogurtes ou com quinoa.

  • Soja

Essa é mais uma incrível fonte de potássio, que pode incorporar as mais diversas receitas com diferentes temperos. Altamente nutritiva, a soja pode ser consumida de diversas formas saudáveis.

  • Oleaginosas

As nozes, am√™ndoas e avel√£s ajudam muito a baixar a press√£o arterial, pois apresentam uma grande concentra√ß√£o de polifen√≥is e √°cido alfa linol√™nico. Procure fazer um mix delas e consumir pequenas por√ß√Ķes ao longo do dia. Isso tornar√° sua sa√ļde ainda melhor.

Demais alimentos

  • Ch√°-verde

Ele possui os polifen√≥is que s√£o os principais agentes indicados no combate √† press√£o alta. No entanto, pessoas muito sens√≠veis √† cafe√≠na ou outros elementos que comp√Ķem o ch√° verde devem evit√°-lo. Especialmente se for consumido √† noite, visto que a cafe√≠na presente nele pode fazer com que a pessoa perca o sono.

  • ¬†Lombo de porco

O lombo de porco é benéfico para quem sofre de hipertensão. No entanto, é muito importante escolher um corte magro, com pouca gordura.

O ideal é comer o lombo cozido em uma panela de pressão ou assada no forno, com alguns condimentos.

  • Iogurte natural

Ele possui uma boa fonte de cálcio, magnésio e potássio.  Pode ser consumido em qualquer hora e qualquer refeição. Além disso, pode ser acrescentado a ele sementes ou granola, para deixar essa opção ainda mais saudável.

  • Feij√£o branco

Duas colheres cheias de feijão branco fornecem a porcentagem ideal de cálcio, magnésio e potássio.

O feij√£o branco tem muito destaque entre os vegetarianos, sendo cozido e usado nos principais pratos da dieta dos brasileiros.

  • Chocolates

O chocolate possui elementos chamados de flavonoides. Eles formam o óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda o coração a se manter saudável sempre.

  • Batata doce

Meia batata doce com casca proporciona quantidade necessária para um dia. A batata doce possui um elevado teor das vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B, que são essenciais para a pele e para a formação do colágeno.

A batata doce pode ser usada em saladas ou acompanhando os pratos principais.

  • Clara de ovo

Não tem nada de colesterol e também ajuda a acabar com as enzimas que estreitam os vasos sanguíneos. Ela age como os medicamentos usados por hipertensos.

No entanto, vale ressaltar que n√£o deve ser consumida em excesso, pois pode acabar prejudicando os rins. √Č uma quest√£o de equil√≠brio.

Espero que tenha gostado dessa lista que separei. Tenho certeza que agora você pode incorporar alguns desses alimentos à sua dieta e torná-la ainda mais saudável, nutritiva e saborosa.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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