ūü•á Alimenta√ß√£o saud√°vel: Dicas e orienta√ß√Ķes ūü§Ē

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Olá meninas! Hoje vim falar para vocês sobre alimentação saudável. Mas calma! Sei que quando a gente fala em alimentação saudável, a primeira coisa que vem em mente é a famosa dieta. Pode respirar aliviada porque não é nada disso.

No artigo de hoje, vamos ver juntas que se alimentar de forma saudável vai muito além de fazer uma dieta restrita ou ter que levar uma vida de atleta olímpico. Quer saber mais? Vem comigo!

O que é alimentação saudável, afinal?

O que caracteriza uma alimentação saudável? Algumas pessoas acreditam que seja composta apenas de carne branca, pão integral e vários vegetais, outras pessoas acreditam que para se alimentar de forma saudável , elas devem aderir a uma restrita dieta vegetariana.

Saiba que existem v√°rias boas praticas para assegurar uma alimenta√ß√£o saud√°vel.¬† Primeiramente, preciso frisar que qualquer extremo √© ruim. √Č claro que a chave da alimenta√ß√£o saud√°vel n√£o est√° nas refei√ß√Ķes cheias de gordura hidrogenada dos fast-foods, nem nas frituras. Tampouco est√° numa dieta composta s√≥ de salada e vegetais.

As duas formas v√£o deixar seu organismo carente de vitaminas e far√£o com que voc√™ adoe√ßa. Para ser sincera, n√£o existe uma resposta √ļnica para essa quest√£o. Algumas pessoas se saciam com muito pouco, outras precisam consumir grandes quantidades de comida para se sentirem totalmente satisfeitas, pelo simples fato de termos organismos que funcionam de formas diferentes.

A maioria dos nutricionistas recomendam, no entanto, que deixemos o m√©todo tradicional de apenas tr√™s refei√ß√Ķes di√°rias (caf√© da manh√£, almo√ßo e jantar), para comermos mais vezes, em menor quantidade.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Ingerir alimentos mais vezes e em menor quantidade é bastante vantajoso para quem deseja reduzir o peso , pois a ingestão frequente de alimentos faz com que o corpo gaste mais energia para queimar as calorias. Em suma, quando comemos de forma frequente, nosso corpo entende que pode queimar rápido as calorias, visto que em breve terá mais alimento.

Quando comemos em intervalos grandes, além de acabarmos comendo em maior quantidade, nosso corpo acaba não gastando muita energia queimando as calorias e acaba poupando essa energia, porque entende que levará bastante tempo até que receba mais alimento.

Existe uma hora certa para comer?

Geralmente a gente se pergunta se o correto é comer só quando temos fome ou em horários pré-determinados. Muita gente não tem fome pela manhã nem à tarde, mas acabam comendo bolos ou doces o dia todo. Portanto, a resposta correta para essa pergunta é comer em horários definidos.

√Č importante saber diferenciar fome de apetite. A fome √© totalmente instintiva e n√£o √© racional. Seu c√©rebro entende que seu estoque de energia est√° acabando e voc√™ precisa se alimentar para repor esse estoque.

J√° o apetite n√£o tem nada a ver com a fome. Ele √© aquela sensa√ß√£o de olhar um peda√ßo de bolo confeitado, ou um docinho e salivar. Diferente da fome, o apetite pode ser completamente controlado e at√© mesmo ignorado. √Č s√≥ o desejo de comer determinado alimento, ainda que a reserva de energia seja grande.

Aprender se o que você está sentindo é fome ou apetite ajuda muito. Principalmente na hora de escolher entre comer ou não determinado prato.

Comer r√°pido ou devagar?

Muita gente questiona se há realmente uma grande diferença entre se alimentar de forma rápida ou se alimentar de forma mais controlada. Quando comemos devagar, sabemos que cada mordida foi completamente digerida para então passarmos à próxima.

Comer mais devagar faz com que voc√™ se sinta saciada mais rapidamente do que comendo r√°pido. Seu corpo leva um tempo entre ingerir o alimento e receber a informa√ß√£o no seu est√īmago, portanto, quando comemos r√°pido, muitas vezes acabamos comendo at√© nos sentirmos empanturrados.

Reeduque seu paladar

Mesmo durante uma dieta, comer tem que ser sin√īnimo de prazer, e n√£o de puni√ß√£o por algo.¬†At√© as refei√ß√Ķes vegetarianas ou diet√©ticas podem ser bastante saborosas. Ali√°s, quer uma sugest√£o? V√° at√© um restaurante vegetariano e prove a comida.

Ainda existe um preconceito muito grande em relação à comida vegetariana. Algumas pessoas acreditam que será sem sabor ou sentirão a falta da carne. Muitas vezes, justamente por não levar nenhum tipo de carne, a cozinha vegetariana se destaca nos temperos e utiliza proteínas de forma sem igual, para que você se sinta saciada da mesma forma.

Procure fazer das refei√ß√Ķes um momento de tranquilidade e de conex√£o consigo mesma. Coma devagar, sinta os ingredientes da comida e fa√ßa mais do que comer: saboreie os alimentos.

Sei bem que com a nossa correria diária, muita gente acaba comendo algo rapidamente no escritório ou na empresa, isso quando não acabam pulando uma refeição. Ainda que você tenha muito trabalho a fazer, você precisa estar ciente de que a alimentação é fundamental.

A alimenta√ß√£o incorreta vai piorar tudo, pois comprometer√° sua sa√ļde, sua produtividade e sua capacidade de foco. Se voc√™ n√£o valorizar seu corpo, mantendo-o alimentado e revigorado, ningu√©m vai faz√™-lo por voc√™. Cuida dele, cuide de si mesma!

Sugest√£o de Refei√ß√Ķes

Sua alimenta√ß√£o tem que ser bastante variada. √Č muito importante variar, para que voc√™ n√£o enjoe de determinado prato. Suas refei√ß√Ķes precisam:

  • Incluir frutas, legumes, derivados do leite e p√£es (principalmente o p√£o integral).
  • O ideal √© se alimentar de 3 a 6 vezes por dia, em menores quantidades.
  • O caf√© da manh√£ √© fundamental.¬†Ele precisa incluir cereais, prote√≠nas e frutas (por exemplo: iogurte branco granola e frutas).
  • Se alimente entre o caf√© da manh√£ e o almo√ßo. Pode ser frutas, ou p√£ezinhos em pequenas quantidades.
  • Quanto ao almo√ßo, deve-se sempre procurar evitar as frituras.¬†Voc√™ tamb√©m precisa incluir no almo√ßo um vegetal ou uma fruta.
  • √Ä tarde, procure fazer um lanche (frutas, legumes, iogurte, etc.). Isso far√° com que voc√™ sinta menos fome no jantar.
  • O jantar √© fundamental tamb√©m, nunca deixe passar batido. Pode ser frio ou quente. √Ä noite, contudo, deve-se sempre evitar o consumo de alimentos pesados, como feij√£o e carne vermelha.¬†Um exemplo de jantar ideal √© um peixe grelhado com uma salada de legumes.

Procure sempre variar, mas nunca esquecer de fazer as refei√ß√Ķes diariamente. Dessa forma seu organismo vai melhorar e seu corpo permanecer√° sempre saud√°vel.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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